segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PRONTO ATENDIMENTO EM TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA SAÚDE MENTAL

Uso desde 2007 um estabilizador do humor que mais me adaptei e um ansiolítico. Os efeitos colaterais são devastadores no estômago, intestino, e este ano já fiz exames para conferir se havia toxidade no fígado. O psiquiatra receitou outro remédio para o remédio. Adotei a acupuntura, dentre outras integrativas e faço dependendo do meu estado, de oito ou quinze dias a manutenção, auricular ou sistêmica. Com terapeuta naturista.
Usei medicação para gripe, rinite, expectorantes e fiquei mal no sábado. Acredito em interação medicamentosa. Ontem passei o dia bem. Hoje muito mal. Suspendi os remédios para gripe. Estômago e intestinos ruins. Minhas terapeutas, ambas, viajando. Procurei o consultório de um médico otorrinolaringologista e acupunturista. Já apavorada com a perspectiva de nova crise. Consultório desconfortável, impessoal, com aquelas malditas televisões ligadas na sessão da tarde. E uma atendente que aprendeu na faculdade ser desumana. Diz que não serei atendida, o sistema (IAPEP), está fora do ar. Ela não pode fazer nada. E nem sente muito, eu que me lasque! Fazer? Aquele desespero mental que parece contração já começando. Eu prevendo sofrimento até quinta, dia de atendimento da terapeuta. Corri literalmente até a Bio - Nat, da bondosa dona Savanir, encontro na sala de espera minha amiga socióloga Emília, recém formada em Terapias Naturistas, a Bio - Nat é uma clínica escola. O amor cura. Minha amiga rapidamente fez os pontos necessários auriculares. Mâozinha leve, não doeu durante e nem depois. Receitou um floral, sem alcool. Barrou o sintomão mental. Estômago mais confortável seis horas depois. Estou serena, levemente feliz, mais segura.
Defendo a urgência de mais estudos e estímulo as práticas complementares ao tratamento medicamentoso. Parece haver um estado de saúde mental, emocional, psíquico que somente as medicações por mais modernas que sejam não conseguem alcançar.
Um projeto do Ninho é criar um espaço de pronto atendimento em práticas integrativas e complementares a prevenção e assitência a crise mental gratuíto, financiado pelo SUS.

Um comentário:

Flavinha Roberta disse...

Soh vim aqui deixar um beijo e ler um pouquinho mais!

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.