quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A FLORESTA DOS HOMENS DOIDOS

Conversando com Tais, coordenadora do CAPS de Água Branca:
__ Você acha que fui muito incisiva, "agressiva" mesmo em algumas questões durante o seminário?
__  Amiga, você estava no seu "normal", hehehe!!!!!!!!!

Se se convida usuários para eventos, ele fala. Alguns que já passaram da fase do depoimento-sofrimento, já estão conscientes que são cidadãos de direitos, defendem com propriedade sua subjetividade:
Ailton e suas grandes sacadas:
__ Não sou eu que não tenho perfil para CAPS, o CAPS é que não tem perfil para mim.

Rosa, bem humorada, que diz que de vários irmãos doidos, ela é a mais normal! Conversando comigo sobre sua estabilidade.
___  Muitas vezes eu finjo. Digo para o médico que estou bem, escondo a crise. Senão vou internada no CAPS III. Tou fora!!!


Alexandre é da Âncora, o conheci agora. Olha para mim entre esperançoso e curioso. Como imaginasse uma porta e atrás dela coisas fantásticas. Reconheço esse olhar de alguns ex alunos. Com paciência que só tenho para loucos, vou tentando responder.
__ Edileuza, por que só tem cotas para deficientes e não doente mental?
__ Por que só tem cota para negro? E para homossexual também tem?
__ E a doença mental na terceira idade, como é que fica?


Raimundo, da Associação de Usuários de União, falando de discriminação:
__ Eu não tenho preconceito contra homossexual, tem um lá em União. Lindo, mas é lindo, rapaz. Bota uma sainha e anda de moto.Pense como é bonito!

CÁRCERE PRIVADO
A partir de agora será minha principal bandeira de luta. Tirar dos quartinhos com grades estes remanescentes de uma forma cruel de tratar os loucos, falseada de amor familiar. O seminário sobre  politicas públicas em saúde mental e intervenção psicossocial em cárcere privado desvendou muitos casos no Estado, e surpreendentemente em Teresina. Denuncie casos de doente mental preso pela familia a um CAPS perto da sua casa. Diga para seu agente comunitário de saúde. Para defensoria pública núcleo de Direitos Humanos, Dr. Igo Sampaio, ou Promotoria Pública, Dra. Cláudia Seabra e demais promotores públicos de seu municipio. No caso de retardo mental grave, deficiência cognitiva, para as APAES, centros ou clínicas de reabilitação. Importante é soltar essas asas que querem voar.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.