domingo, 1 de julho de 2012

PSICOFÁRMACOS: MAL NECESSÁRIO OU AUTOGESTÃO DA MEDICAÇÃO?

"Pacientes com transtornos mentais tomam remédios em excesso", este título me chamou a atenção na sequência de várias discussões, conversas com vários usuários, familiares com diversas opiniões sobre a adesão a medicação ou não. A negação da doença mental por parte da familia e do usuário (a), as consequências da disfuncionalidade destas pessoas e ou a convivência com os efeitos colaterais muitas vezes insuportáveis de alguns psicotrópicos. Não estamos falando aqui da crítica sociólogica referente ao comportamento ocidental de medicalização da vida. Nos referimos a patologias com sintomas visíveis e sofrimento humano que podem sim, medicados corretamente serem aliviados ou cessarem por tempo razoável ou serem constantemente controlados oferecendo qualidade de vida para muita gente que vive com transtornos mentais graves ou leves, todos são sofrimentos.

Abaixo uma sequência de textos com a intenção da discussão e reflexão para nós usuários e técnicos defensores da prática para uma saúde mental de qualidade.

Um comentário:

Cristian disse...

Deve-se notar a saúde mental de todas as crianças em nosso país pior saúde mental não é a única coisa que você precisa para se manter consciente, mas precisa deles para ser bom em todos os sentidos, como por exemplo, no corpo como um densitometria óssea para se certificar de que eles têm tudo minerais de que necessitam para crescer saudável.

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.