domingo, 28 de agosto de 2011

O NINHO É PASSARINHA CHOCANDO...

O Ninho na romanzeira existe desde 2007, fica velhinho e as passarinhas refazem, vários filhotes, geralmente em duplas já nasceram nele. A pequena árvore fica na frente de casa, espaço transuente, barulhento pelas crianças e a pequena cadela que já desistiu de perseguí-las. As passarinhas nem ligam. Ficam lá, revezando-se no Ninho. Imagino que são todas fêmeas, pela camaradagem maternal. Os novos filhotes nasceram há dois dias, daqui umas semanas, elas os ajudarão a voar. Lindinhos, morenos e gordinhos. As passarinhas chamam-se Sangue de Boi, segundo os vizinhos, penas acinzentadas, já observei que as mais velhas têm duas listas avermelhadas por todo o pescoço, como colares. As mais novas não as têm ainda. Esse Ninho das Sangue de Boi, que não ligam para humanos, e nem para cachorros inspirou o nome de nossa rede.Nestes dias de reclusão médica, verei o primeiro vôo dos pequenos passarinhos, sempre acontece pela manhã, numa barulheira danada de tanta passarinha querendo ajudar.

Amigas me procuram. Amiga comum em crise mental aguda. Não aceita medicação e joga pedra em vizinhos. O caso já parou nas delegacias. Acordos de boa convivência assinado. A louca não jogará mais pedra e os normais não a perseguirão mais com suas câmaras 24 horas instaladas nos muros e teto. Delírios. Mais de duas semanas e não conseguimos chegar perto ainda. Procuramos o telefone de uma melhor amiga. Não conseguimos ainda.

Outra amiga se preocupa com a condição de uma criança psicótica, usuária do CAPS i, me informa que a situação desta teria piorado. Uma assistente social me havia informado que agora em agosto, que já está terminando, o CAPS i faria um trabalho  na escola onde existem vários casos. Não sei. Sinto pena dos pais com seu saquinho de cabarmazepina.
Tentaremos marcar uma reunião com GSM- SESAPI, educação inclusiva SEMEC e SEMTCAS/CRAS, somente depois iremos à reunião já articulada com a nova promotora do MP. Temos que sensibilizar gestores da necessidade do atendimento com qualidade para estas crianças para que elas não sejam os loucos crônicos na vida adulta superlotando o HAA. Elas merecem um chance. 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.