sábado, 13 de agosto de 2011

DEPENDÊNCIA QUÍMICA: DA SÉRIE "OUTRAS OPINIÕES"


Car@s Companheir@s,
é muito importante que esta mensagem vá para todas as listas de pessoas militantes ou simpatizantes da Luta, pois precisamos até terça feira sensibilizar, Sindicatos, Conselhos de Saúde, Secretárias de Direitos Humanos de cada cidade e município, Associações de Saúde Mental, enfim o quanto pudermos com depoimentos e denuncias  contras as “Comunidades Terapêuticas”. Corrente que precisa chegar no e-mail abaixo.
MILITANTES, USUARIOS, FAMILIARES, ACADEMICOS, TRABALHADORES DO CAMPO DA SAÚDE MENTAL VAMOS FAZER NOS UNIR, VAMOS REUNIR FORÇAS !!!
A audiência com o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Sr. Gilberto Carvalho, no dia 11/08 foi bastante positiva, pois as falas dos usuários e as imagens mostradas de comunidades terapêuticas o sensibilizaram para a gravidade da questão. Dessa forma, a política do governo federal pode ser revista no que diz respeito às ações relacionadas à rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas, em especial do crack.

É preciso mobilizar os movimentos em defesa da reforma psiquiátrica no sentido de colher denúncias relativas a abusos e irregularidades ocorridas no interior de comunidades terapêuticas, com nome do estabelecimento, município e estado em que está localizado, bem como data e descrição do fato ocorrido.
Precisamos fazer essas denúncias chegarem até a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleicy Hoffmann, até a próxima terça-feira (dia 16/08). As mensagens devem ser enviadas para milena.lealpacheco@hotmail.com, responsável por compilar as mensagens e enviá-las à Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Em paralelo, o Ministro Gilberto Carvalho trabalha para acertar uma agenda entre a Presidente Dilma Roussef e os movimentos da luta antimanicomial.

Acreditamos que são boas notícias essas e que esse é o momento de mostrar a potência dos CAPS e a necessidade de investir na rede de saúde mental já existente, com os CAPS, Consultórios de Rua, estratégias de redução de danos, Casas de Acolhimento Transitório, bem como a implantação de leitos para o cuidado de usuários de crack em hospitais gerais.

Saudações antimanicomiais,

Dirce Cordeiro

OBS: Favor encaminhar copia para que possamos contabilizar o numero de denuncias: dirce-cordeiro@uol.com.br


Logo Abrasme

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.