domingo, 14 de agosto de 2011

NÃO AO FINANCIAMENTO PÚBLICO DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS

Colegiado de Saúde Mental do Ministério da saúde é contrário ao financiamento público de comunidades terapêuticas

O Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental reuniu-se nos dias 9 e 10 de agosto para discutir e avaliar a política públicas sobre álcool e outras drogas. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do debate que também contou com a presença de diversos profissionais da saúde, incluindo a conselheira do CFP Heloíza Massanaro.
 Durante a reunião foi produzido um documento contrário ao financiamento público de comunidades terapêuticas, que foram entendidas como lugares de exclusão e totalitarismo e, além disso, houve a aprovação de uma moção de repúdio às internações compulsórias. Na reunião foram apresentadas experiências de construção de redes de cuidado que funcionam como serviços substitutivos do SUS em algumas cidades brasileiras e as linhas de financiamento do Ministério da Saúde para a ampliação e qualificação da rede.
O Colegiado é composto pelas coordenações federal e estaduais de saúde mental, além das coordenações de saúde mental de capitais, de municípios com mais de 300 mil habitantes e de municípios com grande concentração de leitos. Participam também representações do CONASS e do CONASEMS, um observador do Conselho Nacional de Saúde, consultores e técnicos do Ministério.
   A posição da gerência de saúde mental da SESAPI de Gisele Martins defendia esta posição. Agora que será que pensa Lêda Trindade? Minha amiga Deusa Alcântara, que compõe a nova equipe mantêm laços fortissimos com a Fazenda da Paz ... 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.