sábado, 13 de agosto de 2011

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (2)

O Governo de Minas Gerais vai priorizar o atendimento em saúde mental no Estado. Para isso, serão destinados  R$ 2 milhões para investimento em 20 novos Centros de Atendimento em combate ao álcool,  nos  municípios onde não há o serviço. Também no Estado foi nomeado um representante da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Paulo Repsold, para coordenador estadual de saúde mental. “Vamos desenvolver, em Minas, uma rede de atenção integral, que atenda às necessidades dos pacientes em todos os níveis de assistência, capaz de atuar na prevenção, atenção e reabilitação dos pacientes, aumentando a cobertura assistencial e melhorando a qualidade no atendimento”, explicou.
O atual secretário de saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, que também é psiquiatra, estabeleceu a saúde mental como prioridade para o estado, que hoje possui 2.350 leitos psiquiátricos, entre SUS e conveniados. Segundo Repsold, existem 165 CAPs para atender todo o Estado e outros 20 deverão ser construídos com os recursos liberados pelo Governo. Todos eles deverão ser repensados para um melhor modelo de prestação de serviço. “Além disso, a rede estadual vai trabalhar de forma integrada com os equipamentos do terceiro setor e as comunidades terapêuticas, em especial de dependentes químicos”, explicou. Para fazer um diagnóstico sobre a saúde mental de Minas, o Governo assinou convênio com a Fiocruz que irá levantar a real situação dos doentes e dos atuais tratamentos.
Outra prioridade do Governo de Minas será o combate de álcool e drogas. Para isso, o Governo do Estado lançou, nesta terça-feira, um programa intersetorial – em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde, Educação, Defesa Social e Justiça – de enfrentamento e combate ao uso de drogas. Entre as ações, o Canal Minas Saúde, da Secretaria de Saúde, irá lançar um curso, via internet, para capacitar 150 mil
profissionais que atuam no acompanhamento de dependentes químicos.
ABP 

Lembro que Belo Horizonte já foi exemplo de atenção em saúde mental, seus serviços reconhecidos como exemplo para o SUS...

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.