segunda-feira, 12 de abril de 2010

4ª SEMANA CHICO XAVIER EM TERESINA: SUICIDIO NA VISÃO ESPIRITA KARDECISTA

Apenas vou divulgar os últimos eventos da semana, já que a programação já aconteceu quase que na íntegra. Ontem estive com amados amigos espiritas, alguns não desistem de mim. Obrigada. Tenho algumas broncas de alguns grupos espiritas daqui de Teresina. Hoje as casas espiritas, às que eu conheço, dão muita importância ao discurso médico em detrimento a explicações de outras ciências tais como a Antropologia, a Sociologia, a Tanatologia. Se Allan Kardec à sua época , século dezenove condensou um conhecimento com bases no modelo da ciência positivista. Observação, mensuração, experimentação do fenômeno. "Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas às épocas da Humanidade."
Hoje na questão do suicídio, problema de saúde pública, onde alguns não concordam totalmente com a "psiquiatrização" do assunto, mas há estatísticas que apontam que pessoas com transtornos mentais lideram os casos efetivos e as tentativas. Hoje conheci uma senhora que me informou que tentou uma vez, a tia três vezes e um sobrinho conseguiu em dezembro passado. Todos pacientes psiquiátricos. Os espiritas tem a mesma concepção das outras religiões, a culpabilização do suicida, são apontadas suas fraquezas e o que virá no pós morte. Nada agradável. Principalmente para a familia estigmatizada na comunidade, que vai em busca de acolhimento, continuar a se preocupar com o destino de sofrimento do seu ente querido no além.
A peça MEMÓRIAS DE UM SUICIDA, adaptada de livro homônimo, imagino. Não é de psicografia de Chico Xavier, sim da médium Ivone A. Pereira, pelo espirito do escritor português Camilo Castelo Branco. Acontece dia 17 de abril, sábado, no teatro da assembléia legislativa do Piauí, às 19:00h. Bom conferir.

Um comentário:

rafaela disse...

sabe informar quanto é a entrada? se é 0800 ou não?

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.