terça-feira, 13 de abril de 2010

SAÚDE MENTAL E SUICÍDIO

Primeiro Anúncio como prevenção do Suicídio na TV (Escocesa).

Suicide advert to be aired in TV first

(tradução livre Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade- DefNet)

" A maioria das pessoas que estão pensando sobre suicídio não querem morrer, elas querem é acabar com a dor que estão sofrendo" Shona Robison (Ministro da Saúde Pública da Escócia)

O primeiro anúncio na TV para resolver a questão do suicídio é para ser exibido durante os intervalos comerciais na Escócia.

Cerca de duas pessoas por dia, na Escócia, tiram suas próprias vidas, e isso continua a ser a principal causa de morte entre os jovens, principal alvo da campanha, disse. O público-alvo do anúncio é apoiada pelo governo dos homens com idade entre 18 e 44. O Ministro de Saúde Pública Shona Robison disse que ajudando as pessoas a quebrar o silêncio que envolve o suicídio foi "vital".

Ela disse que a campanha teve como objetivo incentivar as pessoas a falar sobre a maneira como eles estão se sentindo e procurar a ajuda de que necessitavam.

O anúncio apresenta um jovem em sua vida cotidiana. Um amigo o procura e diz que ele anda um pouco encimesmado, fechado em si mesmo, e pergunta se ele está OK.

O jovem começa a engasgar, ficando sufocado, e seu amigo realiza uma compressão abdominal, ou manobra de Heimlich, sobre ele. Da sua boca vem, então, a palavra "suicídio".

Os dois homens, em seguida, iniciam uma conversa, enquanto o número de telefone para o espaço de ajuda por telefone (help line) para pedir ajuda aparece na tela.

Ele será mostrado pela primeira vez durante Coronation Street, que é um dos mais caros espaços publicitários da TV . Os telespectadores serão informados de que não estamos sozinhos e há apoio disponível. A campanha faz parte de uma estratégia do governo de 10 anos, na Escócia, que visa reduzir os níveis de suicídio.

"Realmente eficaz"

Ms Robison disse: "Ajudar as pessoas a quebrar o silêncio que envolve o suicídio é vital - e não apenas para aqueles de nós que vivem com esse tipo de dor, mas de todos nós.

"A maioria das pessoas contemplando o suicídio não querem morrer, eles querem acabar com a dor que eles estão sofrendo.

"Em muitos casos, o suicídio pode ser evitado se as pessoas se direito a ajuda e apoio para ver uma saída para sua situação. Esta campanha visa incentivar as pessoas a falar sobre a maneira como eles estão se sentindo e procurar a ajuda vital que eles precisam."

O anúncio é parte de uma campanha denominada Choose Life (ESCOLHA A VIDA), é uma estratégia nacional da Escócia e do seu plano de ação para prevenir o suicídio.

Caroline Morrison, de Dundee, cujo filho adolescente se suicidou em 2006, disse: "O anúncio de TV é realmente eficaz de mostrar como alguém pode tomar a iniciativa de falar com alguém sobre o suicídio".

"Eu acho que o anúncio destaca como um pouquinho de apoio, tais como pedir a um amigo sobre a possibilidade de vir ao bar (e oferecer sua escuta e apoio), em seguida, perguntando se eles (os nossos amigos e amigas) estão bem, poderia ajudar a salvar sua vida."

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/scotland/edinburgh_and_east/8602551.stm (HÁ UM VIDEO EM INGLÊS SOBRE ESTA MATÉRIA NESSE LINK, ONDE MOTORISTAS DE TÁXI E ATÉ CABELEREIROS SÃO TREINADOS PARA DAR AJUDA E SUPORTE PARA AS PESSOAS QUE POSSAM ESTAR PENSANDO SERIAMENTE EM SUICÍDIO, COMO PARTE DA INOVAÇÃO EM PUBLICIDADE COM UM ANÚNCIO DA ESCÓCIA)

INFOATIVO.DEFNET Nº 4389- ano 14 - 09/04/2010

http://infoativodefnet.blogspot.com

www.defnet.org.br



Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.