segunda-feira, 12 de abril de 2010

TERAPIA COMUNITÁRIA

ENCONTRO TERAPIA COMUNITÁRIA SISTÊMICA INTEGRATIVA

o QUE É Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa?

Sistema para prevenção e tratamento de sofrimentos e crises, antes que levem ao adoecimento psíquico ou físico, desenvolvido pelo Prof. Dr. Adalberto Barreto, médico psiquiatra, professor de UFC (CE).

Data: 17 de abril de 2010.

horário: 9h ás 12h

Local: EADCON

Av. Frei Serafim, 3302 - Ilhotas - Teresina -PI

Investimento: R$ 20,00

Aberta ao público

informações: (86) 9444.0896


Terapeuta Comunitário: Narcizo Chagas

(responsável pelo pólo formador do Piauí)

Conheça mais,

(Associação Brasileira de Terapia Comunitária)

TERAPIA COMUNITÁRIA...

(Re)unir pessoas. Trocar experiências. Participar de vivências. Expandir conhecimentos e pontos de vista sobre emoções que todos nós sentimos, através de ações de inclusão social e diversidade cultural. Esses são alguns dos objetivos da Terapia Comunitária realizada pelo Instituto SER.

A Terapia Comunitária é caracterizada por um espaço de convivência social. Representa uma oportunidade das pessoas buscarem – e encontrarem – uma rede social de apoio. Isto, independente de idade, classe social e nível de instrução.

Trata-se de encontrar um grupo social de acolhimento. As vivências terapêuticas são baseadas em partilhar emoções que fazem parte da vida de todo ser humano. Muitas vezes, uma pessoa pode apoiar outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e pode também ser ajudado simultaneamente, uma vez que o problema do outro pode ser semelhante ao seu.

O resultado terapêutico é atingido de forma individual, mesmo diante de histórias e narrativas compartilhadas, pois todo participante sente e percebe de acordo com suas vivências pessoais. A presença e participação do outro é importante e é o referencial de apoio e das diferenças culturais. A cada encontro, é possível também observar o resultado coletivo, através das construções e produções do grupo, durante o processo de terapia.

Fonte: Instituto Ser

Enviado por Narciso Chagas

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.