segunda-feira, 29 de março de 2010

PACIENTE PSIQUIÁTRICO,USUÁRIO DE SAÚDE MENTAL? DEPENDENTE QUÍMICO (AD) É O QUÊ?

"Carrano morreu por ele mesmo ter sobrecarregado o fígado com consumo excessivo de bebida alcoólica.
Não tinha problemas mentais e sim dependência química, pois tem histórico de drogas.
O município deveria separar os drogados dos doentes, as pessoas pensam que todo paciente é drogado e cachaceiro por causa da mistura." (comentário publicado em http://pacientepsiquiatrico.blogspot.com)

Olá caro Ezequiel. Por favor publique meu comentário, deixei um primeiro sobre Carrano que conheci pessoalmente e estivemos juntos em mesas de forum sobre saúde mental. Tenho identidade mista, sou usuária, bipolar desde menina, tenho 43 anos e trabalhadora em saúde mental,como assistente social. É bom esclarecer que dependência está na cid 1o e no DSM-IV, como transtorno por substância ou dependência química com comorbidades psiquiátricas, tenho um irmão esquizofrênico e um primo bipolar por uso de alcool e outras drogas. Carrano foi lesado sim... quando foi internado em hospitais psiquiátricos e erroneamente tratado como louco, e o trauma, preconceitos e discriminação que teve que passar pelo resto da vida por ser ex paciente psiquiátrico. Seus inimigos deviam se calar, já que ele não pode mais revidar. (meu comentário, se não for publicado, leiam aqui!)



2 comentários:

Flavinha Roberta disse...

Saudade de postar aqui e logo hoje venho aqui e leio esse absurdo!
Como pode alguém ter um blog chamado paciente psiquiátrico e postar coisas sem conhecimento e ainda por cima discriminadoras??
Eu não posso nem dizer que acho que qq município devesse separar os sem conhecimento dos que conhecem, ou dos preconceituosos dos q naum saum, pq aí estaria sendo eu a discriminadora, mas posso dizer que as pessoas deveriam se informar pra não escrever merdas como essa!
Seu blog como sempre, com responsabilidade social.
BJux, saudades

LOUCA PELA VIDA disse...

Essa pessoa também tem um blog com o nome Usuário de Saúde Mental. Não entendo. Mas o anônimo que postou o comentário deve está falando da "mistura" que acontece em cidades pequenas que só dispõe de CAPS I. Estes CAPS recebem menos recursos e atendem uma demanda diversificada, da dependência química (que está assolando muitas cidades)a psicóticos severos e persistentes quanto a criança. Teoricamente se espera que se desenvolva sob a coordenação do CAPS uma articulação entre outros serviços de saúde e recursos intersetoriais formando uma rede em saúde mental. Muito gente, principalmente usuário poderia está contribuindo no controle social para que isso se efetivasse, usasse seus restos de saúde nesta militância, infelizmente...

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.