segunda-feira, 29 de março de 2010

Num momento de mobilização nacional de órgãos ligados ao controle anti drogas no país, os serviços de saúde mobilizados por necessidade extrema quando em suas urgências, emergências as pessoas estão às portas morrendo por conta do uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas. Existe um plano emergencial de enfrentamento da questão proposto pelo ministério da saúde para 2010, Teresina é uma das beneficiadas, inaugurando amanhã dez leitos para estes atendimentos de desintoxicação em hospital geral, no hospital do Mocambinho, luta antiga empreitada desde 2004 por sua ex gestora assistente social, Lúcia de Fátima. Minha nota é de indignação a esse comentário publicado anonimamente em blog ( paciente psiquiátrico) cuja postagem transcrevi aqui, um post abaixo, sobre respeitado militante antimanicomial, Austregésilo Carrano Bueno sobre sua condição de usuário ad.
O sanatório Meduna está com dia para fechar, 23 de maio, segundo seus administradores, lá havia uma enfermaria formada praticamente de mulheres dependentes químicas. Temos um caso sério de profissionais do sexo, filiadas a Associação das Prostitutas do Piauí (APROSPI), essas mulheres e a maioria não vão ao CAPS -ad por conta da exposição ,outros espaços de tratamento o Sítio Conviver pertence a uma ordem religiosa. Freiras e prostitutas é complicado, e além do mais comunidades terapêuticas trabalham com a abstinência e não a redução de danos, a laboraterapia e a oração. Muitas não se adaptam. Infelizmente, as Conferências municipais e estaduais de saúde mental, não estão abordando a temática, porque suas organizações não ouvem usuários. A proposta para a Conferência Nacional poderia ser a criação de CAPS direcionados a mulher, especificamente dependência química e ideação suicida. CAPS/MULHER para não estigmatizar e manter o anonimato da dependência química e tentativas de suicídios.




Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.