quarta-feira, 31 de março de 2010

PREFEITURA INAUGURA CAPS III

O primeiro Centro de Atenção Psicossocial tipo III (Caps III) do Piauí será inaugurado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina nesta quarta-feira (31). O novo centro vai atender pessoas com transtornos mentais graves referenciados pelos Caps tipo II, garantindo a assistência a esses pacientes em acolhimento no período noturno.

O Caps III vai funcionar na Avenida Higino Cunha, 1170, bairro Ilhotas, na zona Sul da cidade. Segundo informações da psicóloga Cleonice Teles, da equipe técnica de Saúde Mental da FMS, essa unidade vai atender aquele paciente que passa o dia sendo assistido em um dos quatro Caps II da Prefeitura e cuja crise, ou quadro clínico, demanda um atendimento contínuo.

“O paciente pode passar sete dias recebendo esse tipo de atendimento ou até dez dias de forma alternada no mês”, explica Cleonice Teles. “Dependendo do seu quadro, o usuário passa o dia em um dos Caps II recebendo toda a assistência multidisciplinar e medicamentosa, mas se a crise é aguda e a família não tem suporte para levá-lo para casa, então ele é acolhido no Caps III para passar a noite e onde também é alimentado e medicado”, complementa.

Durante o dia, o Caps III, de acordo com Cleonice Teles, vai receber pacientes com a mesma metodologia de atendimento dos Caps II; ou seja, usuários que sofram de algum transtorno psíquico que envolve esquizofrenia, depressão, síndrome do pânico ou transtorno bipolar e compulsivo. A equipe da nova unidade de saúde do município é composta, basicamente, de psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico e nutricionista.

Na última sexta-feira (26) a Prefeitura inaugurou mais uma unidade do Caps II, desta vez o da zona Sul da cidade, na Avenida Barão de Gurguéia, 2913, bairro Pio XII, somando-se aos três já existentes no município. Teresina também dispõe de um centro destinado a usuários de álcool e drogas – o Caps AD, que funciona na Rua Arêa Leão, 1121, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul da Teresina.

Portal 45 graus (31/03/10)

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.