quinta-feira, 4 de março de 2010

CONFERÊNCIA : REUNIÕES

A comissão organizadora geral da conferência estadual de saúde mental intersetorial se encontrará todas as quartas-feiras às 9:00 h;
A subcomissão de infra-estrutura às segundas-feiras às 9:00 h;
A subcomissão de mobilização e comunicação às 14:00 h;
A subcomissão de sistematização às sextas-feiras às 14:00 h.

Há muito o que fazer ainda em tão pouco tempo. Principalmente a comissão de sistematização e relatoria, composta na sua maioria de pessoas bem intencionadas, de outros setores, sem a presença de usuário militante, ou trabalhador de saúde mental que está na linha de frente conhecendo as dificuldades de manutenção dos serviços com qualidade, em sua "natureza" o regimento interno ainda em discussão, apenas foi uma adaptação do regimento interno da conferência de saúde ambiental, ainda recente na lembrança de muitos. Lendo como usuária e profissional de saúde mental, alguns objetivos bastante rebuscados, mas que não dizem nada de nossas reais necessidades, que possam levar a elaboração de propostas que sastifaçam estas necessidades.
Conferências de saúde são como greves, instrumentos questionáveis em sua eficácia, mas ainda únicos e válidos na luta pela implementação de políticas públicas que nos favoreçam de algum modo. O caso dos leitos em hospitais gerais, legalizados em portaria de 1992, fiz uma pesquisa nas últimas conferências de saúde (2004), é o único item mais defendido em saúde mental, e só agora aqui no Piauí passamos de fato a garantí-los, não sem muita luta, apoio do ministério público e ainda há um desconhecimento e um não saber-fazer enorme nesta proposta.
Outra confusão da Comissão geral é entre a diferença de transtorno mental e deficiência mental ou em nova nomenclatura, deficiência cognitiva (não sei se há uma mais nova) e deficiente físico, estas pessoas representadas pelo conselho da pessoa com deficiência é segmento intersetorial. Bom será que muitas politicas de afirmação conquistadas por eles cheguem até nós, como as cotas em concursos públicos. Eles disputarão as cinco vagas para delegados nessa categoria.
Quebre a perna... boa sorte... vá pela sombra...

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.