sábado, 12 de setembro de 2009

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE MENTAL

Meu agradecimento público ao amigo do Ninho Narciso Chagas por ter hoje contribuído de forma tão serena e equilibrada, orientado pelo princípio do amor, da solidariedade, da bondade, princípios que estão além do institucional, do que está legalizado em forma de lei, de garantia de direitos, etc.
Um grupo de senhoras chegou pontualmente às oito horas, oito meia o terapeuta e o restante do pequeno grupo de dez pessoas começam a atividade. Marta Barbosa coordena e auxilia no que for necessário. Os problemas são postos para partilha. Percebemos em alguns rostos, corpos, o sofrimento embutido. Queríamos apenas levantar uma mão e curar não só o emocional daquelas pessoas, mas a própria vida. Não há como fazê-lo, desvenda-nos o princípio da realidade. Mas a partilha e a aprendizagem coletiva do enfrentamento autônomo da vida vai no coração de cada um, com a mão esquerda no próprio coração e a mão direita no ombro do colega mais próximo na roda de conotação positiva.
Duas senhoras parecem-me precisar de algo mais que da escuta de conotação positiva, o emocional e o corpo estão doentes, denotam seus semblantes. Se o Ninho tivesse dinheiro, pagaria consulta no terapeuta naturista na segunda-feira. O Ninho sonha com um pronto- atendimento em terapias alternativas complementares ao tratamento medicamentoso ou preventivo ao uso da medicação.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.