sexta-feira, 4 de setembro de 2009

EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS SAÚDE MENTAL NORDESTE II

Acontecendo em Teresina, no auditório do Hemopi, capacitação pelo FORMSUS em Incubação de Empreendimentos Solidários em Saúde Mental. Lúcia Rosa e Marta Evelin a frente com suas exitosas experiências no CAPS de União.
Temos uma voluntária do Ninho fazendo a capacitação. Passei lá rapidamente. Um tanto descompensada por conta de ainda está sem lotação no Estado. Preconceito e discriminação com profissonal que vive com transtorno mental. Afastada da sala de aula por esse motivo, não aceito outra função que não seja de nível superior. Tenho duas graduações, duas especializações e vários cursos. Não me imagino num empreendimento aprendendo artezanato para ganhar dinheiro. Com muito respeito os artesãs por vocação. Incluir o louco na vida produtiva capitalista passa por aprovações de leis e cumprimento destas.
Há um prognóstico da OMS que em 2030 a depressão já será a doença mais comum do mundo, superando o cancer e as doenças cardíacas. Depressão não mata logo, nem a longo prazo, mas incapacita. Sem falar das comorbidades, ela é o novo nome para loucura, que já se chamou melancolia. Os custos do seu aumenta recairá de cheio sobre o mercado de trabalho, leis trabalhistas precisam ser revistas. O mercado precisa se adaptar a essa pessoa funcional sob condições especiais, precisaremos de sistema de cotas, etc. O exame de sanidade mental precisa urgente ser banido dos editais dos concursos.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.