sábado, 26 de setembro de 2009

MEDUNA: FECHA DESSA VEZ?

SANATÓRIO MEDUNA pode fechar devido falta de reajuste
REFERÊNCIA EM TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO, pode fechar, pela 1ª vez desde a década de 80
Ofício datada do dia 21 deste mês com a assinatura do Diretor Administrativo do Sanatório Meduna, Raimundo S. Neto, informa ao secretário Municipal de Saúde, vereador Firmino Filho que, se não houver reajuste nos repasses do SUS o órgão vai fechar literalmente. Fundado na década de 50 pelo psiquiatra Clidenor de Freitas Santos, o Meduna tornou-se um referência no tratamento de doentes mentais na região.
Com a morte do dr. Clidneor na década de 80, o Meduna teve agravada sua saúde financeira. Hoje sãos mais de 10 milhões de reais em débito na praça. A receita não cobre a despesa. O repasse do SUS é apenas 28 reais de diária. No oficio, é apresentada uma proposta para 68 reais. Se essa proposta não for atendida o Meduna encerrará suas atividades definitivamente no dia 1º de outubro, diz o documento. E não é chantagem. A situação do Meduna é crítica.
O documento, segundo informou a Dra. Adeildes, chefe do SUS encontra-se na mesa do secretário que estava doente e será alvo de apreciação nesta segunda feira quando ele retornar ao trabalho. A médica Amariles Borba que respondeu pelo comando da Fundação Municipal de Saúde na ausência de Firmino preferiu deixar que o titular resolvesse o problema.
DOENTES E SERVIDORES
O Meduna possui hoje 180 internos para tratamento e poucos funcionários. O que preocupa não são os empregados, pois alguns já podem até se aposentar. O problema reside exatamente nos doentes. Onde coloca-los, se a Prefeitura de Teresina não viabilizou o projeto dos CAPs? Para receber todos os internos do Meduna seria necessário que a cidade tivesse pelos menos seis CAPs.
SIGNIFICADO DA PALAVRA CAPS
Para quem não sabe, CAPs significa: Centro de Apoio Psicossocial. Trata-se, de um local onde os doentes mentais e com distúrbios neurológicos passam todo o dia com atendimento médico, psicológico, social e a noite vão para casa. Pela lei, as cidades brasileiras devem ter um CAPs para cada 100 mil habitantes. Aqui deveriam ser no mínimo oito. Só tem três.
CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO BLOG DO PEDRO ALCÂNTARA
REPÓRTER: Pedro Alcântara

Edição: Allisson Paixao
LEIA MAIS: Sanatorio Meduna, Zona Norte

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.