domingo, 13 de setembro de 2009

CAPACITAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA

Folheto destinado a técnicos de enfermagem, 26 páginas, publicado pela FMS para a Capacitação em saúde mental na atenção básica, organizada pelo CAPS II Centro/Norte, setembro de 2009. Informações extraídas do projeto de profissionalização dos trabalhadores da Área de enfermagem, Ministério da Saúde,2001. Informa o folheto na última página.
Com problemas de impressão, é desestimulante a leitura.
"DIANTE DO PACIENTE COM COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL"
São vistos na equipe como "sedutores' e desafiadorres. Não se consideram doentes e, se buscam o serviço de saúde mental, geralmente o fazem por alguma imposição. Apresentam boa verbalização, são inteligentes e agradáveis, atributos que muitas vezes usam para atrair simpatia e conseguir o que querem. É importante que o profissional de saúde esteja alerta a estas manobras, para não ser usado.
Nesta categoria, podem estar incluídos os dependentes de drogas ilícitas e alcoolistas. Deve-se estar alerta aos sinais de intoxicações ou abstinência. Conselhos ou promessas "arrancadas" destes pacientes não serão capazes de resolver seus problemas enquanto não admitirem que têm um problemas para controlar o uso da substância. É bastante útil estimula-los a participar de atividades.
Em relação ao potencial de violência, o profissional de enfermagem não deve demonstrar receio, porém não deve se expor desnecessariamente. É conveniente solicitar a ajuda de mais pessoas do serviço e até conter o paciente em caso de necessidade. O que não deve ser esquecido é que, seja qual for a medida adotada, ela deve vir acompanhada de respeito pelo indivíduo, evitando-se desafios do tipo: "Vem me bater agora."! Também é indispensável que se explique ao paciente que a medida adotada se deu porque ele passou do limite ou para protegê-lo.
Os outros membros da equipe terapêutica devem estar avisados e alertas, quanto a medida adotada para que apoiem os profissionais envolvidos e demais pacientes, evitando maiores transtornos. Conversar com os demais pacientes sobre o fato e após registrar o ocorrido e os procedimentos realizados.
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