quarta-feira, 3 de outubro de 2012

TRABALHO PARA PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS

O Núcleo de Saúde Mental e Trabalho (NUSAMT), programa que comemora 11 anos e gerenciado pela Secretaria do Estado de Trabalho e Renda (SETRAB), participa nesta sexta-feira, fazendo uma grande participação no evento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), no Largo da Carioca. Na ocasião, o NUSAMT realizará rodas de conversas para tirar dúvidas da população, além de distribuir folders explicativos sobre as suas ações.
A coordenadora do NUSAMT, Vera Pazos, também ministrará palestra, na Tenda Principal do evento, sobre a “Inclusão no mercado formal de trabalho de pessoas com transtorno mental ou deficiência psicossocial”, através do PISTRAB (Projeto de Inclusão Social pelo Trabalho). Sendo que o público alvo deste projeto são os usuários do serviço de saúde mental do Estado do Rio de Janeiro.
- Dentre as atribuições do Núcleo, está à elaboração de projetos de pesquisa que subsidiam políticas públicas na área de Saúde Mental e Trabalho”, afirma a coordenadora Vera Pazos, ressaltando que as pessoas com transtorno mental estão agora incluídas nas cotas reservadas para emprego de pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Federal 8.213/91 (Lei de Cotas).
O Núcleo de Saúde Mental e Trabalho é um programa coordenado pela Setrab, que foi integrado, em 2007, à Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho.
Iniciado em 2000, fundamenta-se na Lei Estadual n° 4323, de 12 de maio de 2004,  que dispõe sobre a Política Estadual para Integração, Reabilitação e Inserção no Mercado de Trabalho da Pessoa com Transtorno Mental e desenvolve-se em cooperação técnica com grupo multiprofissional e interdisciplinar, composto por Instituições Públicas e Privadas de Saúde Mental, Universidades e representantes de Associações de familiares e usuários dos serviços de saúde mental e seus amigos.
Este grupo se propõe a pensar, elaborar e a implementar Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda, a partir de ações de qualificação profissional, ampliação da legislação vigente e de apoio aos projetos desenvolvidos nas Redes Municipal e Estadual para reinserção social e profissional das pessoas com transtorno mental, visando à inclusão, a melhoria da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania.


Deputada piauiense andou ensaiando um projeto de NUSAMT em 2007 ou 2008. Projeto engavetado, depois de passado interesses eleitorais, imagino. Nós do Ninho estamos na luta  para conseguirmos ajuda de custo, bolsa de trabalho, quaisquer tipo de remuneração para usuários estabilizados, com limitações impostas pelas patologias mentais, mas funcionais. Não tem sido fácil mover a rede de sensibilização para esta acessibilidade negada a pessoa que vive com transtorno mental.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.