sábado, 13 de outubro de 2012

MÕNICA DAS RUAS



Essa moça aparenta uns vinte anos ou mais ou menos. Tem olhos verdes, parece que não fala, até hoje só consegui lhe tirar alguns sons guturais. Pesquisando entre os vizinhos das ruas por onde remexe o lixo, me disseram que se chama Mônica e deve morar num bairro vizinho ao meu. Tem fixação por livros, revistas velhas e cartelas do Piaui CAP vencidas.
Algumas pessoas a alimentam, quando contrariada "geme" alto e bate a cabeça em paredes ou muros. Como Deus não me poupa nesta questão da loucura: sempre vejo Mônica, quando saio de manhã, ou estou voltando do trabalho, de alguma intervenção, etc. Ela está na rua desde às sete da manhã. Acho que tem familia porque troca de roupa. Também cogito que tenha mais que transtorno mental, mas que tenha algum grau de retardo, pela expressão dos olhos e suas reações naturais quando a chamamos pelo nome,  não responde e sempre foge.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.