quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"DEPRESSÃO: UMA CRISE GLOBAL"

Washington – Ampliar o entendimento global sobre as doenças mentais é o objetivo do Dia Mundial da Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde em 10 de outubro e a Semana Nacional de Conscientização sobre a Saúde Mental, de 7 a 13 de outubro nos Estados Unidos.
O foco da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2012 é “Depressão: Uma Crise Global”, promovendo uma maior abertura para os temas de saúde mental e mais investimentos nos serviços de prevenção e tratamento.
O consórcio de organizações que estudam a saúde mental estima que cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, o que os especialistas dizem que é uma doença real do cérebro, não somente uma questão de mau humor ou de mau dia. Uma pesquisa internacional sobre a saúde mental no mundo, lançada em 2008, constatou que cerca de uma em cada 20 pessoas, de diversas nações, relatou um episódio de depressão no ano anterior à entrevista.
Perda de interesse ou prazer, diminuição de energia, sentimentos de culpa e baixa autoestima são todos sintomas de depressão e podem levar ao suicídio. A OMS informa que um milhão de pessoas tiram suas próprias vidas a cada ano – ou seja, cerca de 3 mil mortes por dia. Para cada suicídio bem sucedido, outras 20 pessoas podem tentá-lo.
A depressão é considerada uma das principais causas de incapacitação para a população em geral, mas ocorre a uma taxa 50% maior em mulheres do que em homens. Para as mulheres de países desenvolvidos e em desenvolvimento, a depressão é a única causa da maioria das deficiências, informa a OMS.
Tratamentos envolvendo medicamentos, psicoterapia e apoio psicossocial são eficazes para muitos pacientes, mas 50% das pessoas que precisam de tratamento não o obtêm, de acordo com a pesquisa. Em alguns países em desenvolvimento, o número é ainda menor, com apenas 10% recebendo ajuda e apoio para superar essa deficiência.
No mundo em desenvolvimento, o acesso ao cuidado apropriado é um obstáculo para o tratamento, porque há um quadro muito pequeno de profissionais de saúde mental em muitos países. Um informativo da OMS nota que alguns países podem ter apenas um único psiquiatra.
O estigma e o medo de ser marginalizado por causa de um transtorno mental também podem impedir um indivíduo de buscar assistência, mesmo em países desenvolvidos. O informativo da OMS relata pesquisas médicas que mostram que em um país europeu apenas 14% das pessoas buscam tratamento para a depressão no primeiro ano de um episódio.
Mas há progresso. A OMS relata que um esforço para oferecer psicoterapia de grupo na zona rural de Uganda ajudou substancialmente a reduzir os sintomas em mais de 340 homens e mulheres que participaram.
No Chile, cerca de 240 mulheres que sofrem de depressão grave participaram de um programa terapêutico no qual receberam assistência psicossocial com acompanhamento e tratamento de toxicodependência. O maior nível de assistência nesse grupo proporcionou uma melhoria de 70% em contraste com os progressos realizados por um grupo-controle que recebeu apenas a assistência padrão.
Nos Estados Unidos, a Aliança Nacional para a Doença Mental (Nami) observa uma semana de conscientização na primeira semana inteira de outubro por determinação de um ato do Congresso aprovado em 1990. A Nami relata que um em quatro adultos nos EUA experimenta um problema de saúde mental todos os anos. Um em 17 vive com uma enfermidade séria e crônica.
O Dia Nacional de Orações para a Recuperação e Entendimento de Enfermidades Mentais ocorrerá em 9 de outubro. O Dia Nacional de Diagnóstico de Depressão, durante o qual muitos profissionais da medicina nos Estados Unidos oferecem programas educacionais e de diagnóstico grátis, ocorrerá no dia 11 de outubro.
A Nami identifica-se como a maior organização de saúde mental dos EUA, trabalhando para construir uma vida melhor para os americanos afetados pela doença mental por meio da defesa de acesso a serviços, tratamento, apoio e pesquisa.

IIP DIGITAL

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.