segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SEM VERGONHA DE TER SAÚDE MENTAL

A invejável aparente saúde mental de Lêda Trindade numa praia do Ceará em foto recente. Também estive neste final de semana numa belíssima praia daquele Estado. Num pré surto mensal por conta da disforia menstrual, ao que parece uma faceta mais grave da tensão pré menstrual para nós mulheres psicóticas. Tive que fazer uma escolha: ou me dopava ou minha assertividade extremamente abalada me excluiria do grupo, ideação suicida do nada, já com desespero mental começando... dormi e não vi a chegada à praia, perdi toda a paisagem. Felizmente, havia familiares cuidadores (embora seja difícil para eles), depois de algumas horas pude acompanhar minha filha durante muito tempo brincando no mar. Funcional, alerta e levemente feliz, mas com aquela cara característica dos loucos, né?
Mas a foto da gestora me remete outras posições: além deste blog existe outro que faça contestação ao que não é feito com eficiência na saúde mental piauiense? Existe "indignados" com os cárceres privados? Com as constantes internações e reinternações involuntárias no HAA? Continua faltando medicação nos ambulatórios? Quando o CAPS i sairá de dentro do HAA? E os CASP que respondiam em 2010 no MP, como estará a condução destes processos nesta gestão que ela mesma se recusa a cumprir decisão do MP? Acham que devo enlouquecer novamente sozinha? Eu não. Tem estudante com olho perdido, nariz quebrado, traumatizado por ter passado por uma prisão. Para quê? Perdoem-me a pelegagem, louco esclarecido e politizado é sócio de várias lutas sociais aqui em Teresina, só não colabora com a luta antimanicomial. Guardando minha viola no saco, nestes tempos brancos. Estou em mais um desafio de superação na minha vida pessoal neste momento. Filha pré adolescente surda, mãe solteira sem pensão alimentícia, assistente social pagando o conselho e ganhando como professora. Usuário bater na minha porta não fica sem ajuda, mas... que a equipe invisível esteja  sempre de plantão.
Optando pela minha saúde neste momento.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.