sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SEBASTIÃO DE PARNAÍBA

25/11/2011

PEDIDO DE AJUDA: Desaparecimento do doente mental "Sebastião"de Parnaiba.‏


Bom dia Carlson, sou de Cocal e ontem (24/11) por volta das 21h40min, quando passava de carro na avenida Raimundo Alves Pereira, avistei uma pessoa que eu tenho quase certeza se tratar deste rapaz desaparecido. Ele se encontrava nesta mesma avenida sentado em uma calçada de uma revenda de carro.

BLOG DO PESSOA 

 

Mais pessoas viram o Sebastião de Parnaíba, ( segundo comentários) Cocal fica perto de Parnaíba, tem um CAPS que os funcionários passaram alguns meses em greve, sai da GSM/SESAPI, não sei como ficou. O serviço era de uma precariedade sem tamanho. Parnaíba no momento se destaca na qualidade se seus serviços em saúde mental, pelo  menos aparece na mídia como tal. E o seu Sebastião, com a foto arrancada da carteira de trabalho, está na rua, conhecido no trecho, como se diz, louco manso, a rua alimenta. O que a familia fará se o encontrar? Trará para Teresina para uma internação no HAA, voltar a tomar medicação, tomar o prumo novamente? O que farão os CAPS da região?

Aqui em Teresina, bairro Dirceu/Renascença I temos o doidinho das tampinhas, coleciona tampas de refrigerantes e passa horas furando-as com um prego, sorrir, sabe-se que graça haverá em seu mundo de tampinhas e outros lixos que vai juntando? Conheço seu percurso, fico tranquila ao vê-lo chegando ou indo embora da praça, reconheço seus cantinhos preferidos pelas tampinhas lá abandonadas até os garis varrerem. Ele já me reconhece e sorrir para dentro do seu mundo de tampinhas de fanta e outros lixos, desde o dia que o alimentei pela primeira vez, antes não respondia a meu cumprimento. Sei que tem familia porque troca de roupas, somente um calção bermuda, vi-o apenas uma vez de chinelos... há dias que tem um certo ar de preocupação, sério,  como se tivesse frustrado, outros dias como nós que parecemos normais, está com semblante mais ameno, suavemente feliz, como que realizado. Não imagino o homem das tampinhas furando-as dentro do HAA, talvez num CAPS atraído por elas, podendo a hora que marcasse no seu tempo, levantar e ir embora e voltar no outro dia. Pena, que o CAPS sudeste, no novo endereço, ficou distante para ele.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.