terça-feira, 16 de novembro de 2010

SOPA RÚSTICA, LUTA E ALEGRIA!!!

Ingredientes


Sobras de feijão vermelho cozido
cenoura, beterraba e batata inglesa cozidas e picadas
frango de caldo
macarrão instântaneo
Coentro
Cebola branca

Modo de Preparo

Passe o feijão no liquidificador. Cozinhe o macarrão, escorra e lave com água fria. Separe o  frango do caldo e use pedaços fatiados a mão. Em uma panela aqueça um pouco de margarina e queime raspas de cebola branca, acrecente o feijão, a cenoura, a beterraba e a batata. O caldo do frango, os pedaços fatiados e o macarrão. Como todos os ingredientes já estão cozidos. Deixe ferver por uns cinco minutos, acrescente o coentro e sirva.

A minha sopa deu 2 porções. Mirra comeu com pão. Eu não. Ela disse que estava bom. Que eu soube "fazeu"!!!

Cozinhando para relaxar. Dia de militância intensa. Amanhã tem mais!
O ocaso atrás de uma carnaúba. Tirei essa foto dentro de um carro em movimento. Voltando de Cocal. Bonito. Mas ela lembra-me que gosto de ser louca e livre. Sem preocupações com tantas normas e regras, padrões de comportamento. Só me fantasio de normal para  manter minha sobrevivência laboral. Lembro de uma usuária, presa num quartinho com grades ,com janelas sem forras, não fecha e nem abre, um buraco por onde entra claridade, vento, frio ou chuva ,se auto mutilando e a mãe octogenária sem saber mais a prescriçao do haloperidol, amitril e não lembro mais a medicação antiga. Tentamos com nossa dupla identidade de profissional e usuária militante sensibilizar a equipe do CAPS, com sérios problemas estruturais de âmbito da gestão municipal, a fazer o melhor caminho "clínico" para reabilitação psicossocial daquela moça.

ALEGRIAS DE HOJE
Obrigada a Mônica, assistente social do CAPS norte empenhada na abordagem a Caroline Cruz, com todas as dificuldades que o caso apresenta. A cuidadora Tãnia, informa que ela está menos delirante, se estabilizando a cada dia. Falamos com  o médico que  nos prometeu refazer a medicação. Parece que tem dado certo. A família nunca a procurou, ou qualquer amigo desta, apesar de todos nossos esforços, telefonemas, emails, brigas mesmos com alguns, "nossa equipe invisível"  tem feito a parte dela. Caroline faz sua rede social na vizinhança, que aprende a cuidar dela. Torçamos mais ainda. O Ninho é mulher parindo ou parteira que nunca perdeu um menino. Nunca perdemos um louco. Apenas demora o parto para estabilidade.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.