sábado, 20 de novembro de 2010

NEWS LOUCA PELA VIDA


Blog de cara nova. Quero deixá-lo mais leve. Mais acolhedor. Política sim, mas sem "perder a ternura". Na primeira foto vemos uma amiga surda internada no HAA. Terapêutica técnica comum no hospital psiquiátrico para louco inquieto, uma solitária. Saiu dia 18 de novembro, alta pedida pela responsável, a coordenadora da Residência Terapêutica de União. Pena, estavámos em plena luta na mobilização da comunidade surda teresinense para que alguém podesse auxiliar os profissionais do HAA e a própria usuária a usar a Língua de Sinais Brasileiras (LIBRAS) e eu mesma estava montando sessões do Método Silvestre de Oralização de Pessoas Surdas, vendo as possibilidades da rede de clínicas otorrinas local tratamentos em exames (audiometria, etc) e possibilidades de uso de aparelho auditivo. A assistente social que estava acompanhando-a já no hospital-dia me falava de sua conhecida presteza, colhendo mangas e deixando para as colegas presas nos pavilhôes. Continuaremos a acompanhar esse processo de reabilitação psicossocial.

Poupando-me o máximo de situações de estresse excessivo e  desnecessários, sai hoje para fazer orçamento de material de construção. Agradeço a Dona Maria e suas filhas, do Depósito de Construções Bonfim, já minhas "cuidadoras" nestas empreitadas. Caminhei, relaxei, escolhi prioridades e delimitei gastos. Feliz!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.