terça-feira, 9 de novembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE O HAA E OS CAPS NO PIAUÍ




Diferença entre HAA e os CAPS no Piaui: O HAA não fecha nunca! É necessário reconhecer o papel do hospital psiquiátrico na rede de saúde mental. Infelizmente, os serviços substitutivos estão sendo abertos, recebem o incentivo, são habilitados, tem boa ou má estrutura física, mas a essência, a atenção psicossocial: clínica ampliada, multiprofissional e seus elementos da reabilitação psicossocial: projetos terapêuticos singularizados e técnico de referência, inserção na comunidade, autonomia, recontratos sociais para os institucionalizados, respeito a subjetividade diferente são constructos teóricos que a maioria dos trabalhadores destes serviços não dominam. Está ficando parecido com o sofrimento do trabalhador em educação, muita gente apenas prestando serviço, por salários pauperizados, se recebe capacitação, depois não fica no serviço. Não há concursos em alguns municípios, e nem regras claras para a função de coordenador. Minha sugestão, é que depois de dois anos do serviço instalado, houvesse como nas escolas do municipio de Teresina, eleição direta, pela comunidade formada de usuários, trabalhadores e familiares, por dois anos apenas, com possibilidade de reeleição. Se fecha em alguns dias, por algum motivo como as escolas, que então copiem mais algumas coisas delas.

NAS FOTOS: CAPS SUDESTE, HOJE A TARDE E CAPS DE COCAL, MEIO DIA DO MÊS DE JUNHO. FECHADOS!!
SE ALGUÉM DESEJAR ME PROCESSAR, PROCESSE! MAS TAMBÉM POSSO PROCESSAR O MUNICÍPIO POR ESTÁ FAZENDO O TRABALHO DE BUSCA ATIVA DE ALGUÉM? ALGUÉM PAGA POR MEU ROSTO ARDER NESSE SOL DE NOVEMBRO A TARDE?




Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.