quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TERRORISMO: ANORMALIDADE UNIVERSAL

ACREDITE: VOCE PODE SER A PRÓXIMA VÍTIMA DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE, SÍNDROME DO PÂNICO, TRANSTORNO BIPOLAR OU ESQUIZOFRENIA.

É o que tem escrito abaixo da manchete de capa. Olhem a figura que representa esse louco: olhos cheios de olheiras, fumaça saindo pelos ouvidos (estresse?) e uma boca em fúria, pronta para morder.
Depois de uma reportagem suspeita sobre cirurgias cerebrais colocam a matéria em páginas negras, com informações superficiais e expressões como "a mente do homem está sob ataque..." de um inimigo que se sabe pouco??? E quando as idéias de deus ou diferentes grupos religiosos também pode atrapalhar, ontem uma evangélica bem intencionada me deu um livrinho bíblico para substituir a acupuntura,  eles afirmam: "o envolvimento religioso é um importante instrumento tanto na prevenção quanto no tratamento de transtornos mentais."
Como funciona o senso comum... sobre o sofrimento psíquico, é deprimente ou hilário. Essa foto da capa é muito esteriótipo.
Anormalidade universal foi um termo publicado  numa reportagem da revista Veja de uma semana de novembro, dizia que há tantos transtornos mentais e as pessoas já convivem tanto com a idéia que já haveria essa "anormalidade universal". Não postei porque não consegui baixar a revista.
São percepções distante da realidade de invisibilidade em que em alguns setores ainda vive clandestina a doença mental como na educação inclusiva, politicas de emprego e na própria concepção de deficiência, embora muitas patologias mentais sejam incapacitantes é negado acesso a muitos benefícios que os deficientes conquistaram.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.