sexta-feira, 2 de julho de 2010

CAPS III - ad: Audiência Pública no MP

Em 2005( salvo engano) acompanhei o fechamento do P.A., pavilhão de alcólicos no HAA com abertura do CAPS -ad no antigo endereço no bairro Monte Castelo. Estagiária de Serviço Social no plantão de urgência daquele hospital por três anos prensenciei vários órbitos de homens jovens por causa do alcolismo. Drogadito, com se chamava a época, eram ocorrências mais discretas. Hoje apenas dependência química, alcool e outras drogas, com ênfase no crack, invadem os serviços de saúde mental. Os leitos de referência em alcool e drogas do hospital do Mocambinho são insuficientes para demanda ( falando nisso, nunca tive tempo de conferir o serviço em loco), e há apenas um CAPS - ad.
Ainda existe uma singularidade a ser observada na questão, as mulheres dependentes químicas não vão ao CAPS, na demanda exata, muitas se "escondiam" nas enfermarias do Meduna, recentemente fechadas. Na conferência municipal, cumprindo promessa a APROSPI, associação das prostitutas do Piauí, o Ninho conseguiu passar a proposta da criação de um CAPS - Mulher, sem especificação definida, para combater o estigma e favorecer a adesão de mulheres dependentes quimicas e com ideação suicida, sobreviventes de tentativas e atenção não intensiva àquelas mulheres que eventualmente sofressem por alguma razão, desequilibrios emocionais temporário. Mas... não sei se foi levada a Brasília.
Há um projeto de CAPS III ad, idealizado para funcionamento no antigo Hospital Dia, pertencente ao HAA. O hospital não será transformado em CAPS, será implantado um CAPS no prédio. Mas uma vez, a saúde mental no Piauie será judicializada: alguns profissionais do quadro do hospital dia, insastifeitos com esta perspectiva fazem abaixo assinado contra e não sei detalhes maiores, mas o post é apenas para informar que está marcado para o dia 05/07/2010, uma audiência pública no Ministério Público, pela manhã. Delegados chegando quentinhos, empolgados com a luta por qualidade de vida para usuário de saúde mental, com pouca certeza devem comparecer em peso. Acreditam, ou é delírio meu?
Particulamente, tenho receios da proximidade do HAA, mais um CAPS estadual, enquanto que a política de saúde mental é de responsabilidade do município ( que não faz , só sob TAC e continua se acomodando) e com mesma equipe, será necessário treinamento à "Laranja Mecânica" para descondicionar cabecinhas capitalistas e manicomiais, de nível médio, fundamental e superior. Já estou pensando em preparar um projeto de capacitação em redução de danos. Doido sonha!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.