O hospital, inaugurado em 1954, revoluciona o tratamento psiquiátrico no Nordeste.
Dez anos depois de iniciada a sua construção, foi inaugurado, em 21 de abril de 1954, o Sanatório Meduna, que inovou o tratamento psiquiátrico no Nordeste. O hospital foi construído pelo médico Clidenor de Freitas Santos, um revolucionário da psiquiatria no Piauí. Quando assumiu a direção do hospital Psiquiátrico do Piauí (Areolino de Abreu), onde encontrou os doentes mentais cobertos de ferro, Clidenor os enfilerou e foi com eles até a rua depositar ao sol 1.450 quilos de ferro. O Meduna recebeu este nome em homenagem a Ladislau Von Meduna, médico húngaro que descobriu o tratamento da loucura pelo cardiazol. O Sanatório foi construído durante dez anos, com oito pavilhões, dois pátios, um edificio com dois andares e 120 leitos. Câmara Cascudo comparou a sua arquitetura a um castelo medieval. Na entrada do hospital, Clidenou mandou erigir uma estátua do lendário Dom Quixote.
Zózimo Tavares. 100 Fatos do Piauí no Século 20. Teresina: Halley,2000.
120p.ilust.
2 comentários:
'Bela placa'. Só de ler a palavra 'instituição' e instituir coisas, me da medo...Mas espero que o Meduna continue humanizando (se for o caso).
acho q todos nos podemos precisar um dia de um tratamento especial eu ja precisei e hoje faz 5 anos q nao uso mas drogas graças a esse tratamento tomara q o meduna nao feche as portas te por q o almento de drogados tem almentado muito e preciso q unico e melhor centro de apoio do brasil em relaçao a defienciencia mental e ajuda outras continue de pé. um abraço!
Postar um comentário