segunda-feira, 13 de abril de 2009

POETA EQUIVOCADO I

Poema brasileiro - Ferreira Gullar
No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade
Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira (São Luís, MA, 10 de setembro de 1930) é um poeta, crítico de arte, biógrafo, memorialista e ensaísta brasileiro.

E agora assumido pai de pessoas que vivem com transtornos mentais. Hoje fui ao psiquiatra e este me falou com aqueles olhos que brilham quando me veêm, a excessão da regra, a paciente que deu certo e quando quer me provocar para uma boa discussão sobre saúde mental, ele defendendo o manicômio, claro. Me falou triunfante do excelente artigo escrito por Ferreira Gullar na Folha de São Paulo, eu ruim. Doida, doida. Quando você melhorar, dar uma olhada. Pois é... li e fiquei indignada. Já tinha uma cisma com Ferreira Gullar desde que li o Poema Brasileiro, sempre achei-o equivocado. Não sei a data do poema, talvez anterior ou década de 1980.Também não sei se já existia o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), uma média de desenvolvimento baseada em parâmetros de riqueza de uma região, educação e esperança média de vida. Hoje o Maranhão tem um IDH menor que o do Piauí. Ué, porque ele não usou as misérias do Estado dele? Somos vizinhos, os Maranhenses podem ter riquezas naturais e um passado histórico inegável, que falta ao Piauí. Mas a miséria, pobreza por lá, é a olhos vistos. O Piauí como todo o nordeste tem pobreza e resto é esteriótipo e preconceito criado encima do nosso povo, por pessoas como esse poeta equivocado.
E na questão da política de saúde mental no Brasil é totalmente desinformado, a Reforma Psiquiátrica Brasileira foi um processo histórico desencadeado por todo um movimento social no final da década de 70, começando pelas denúncias dos próprios trabalhadores de hospitais psiquiátricos de maus tratos a pacientes, más condições de trabalho, etc. Processo histórico não se barra. Vide o sufrágio feminino, 70 anos de luta, abolição do trabalho escravo negro, o poder da diversidade gay, e tudo é político e ideológico. A ciência não é neutra e nunca foi. Apostar para ver pessoas com transtornos mentais ricas e pobres vivendo com mais qualidade de vida sem estarem trancafiadas.

Um comentário:

Flavinha Roberta disse...

Li todos seus ultimos posts e minha indignação é evidente e revoltante. Não vou comentar nada muito grande aqui pq geraria um texto enorme mas vou pensá-lo melhor e divulgar algo no meu blog tb, afinal quanto maior eh a informação, melhor!
Bjux
=*

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.