sábado, 4 de abril de 2009

SOFRIMENTO DE SANCHO PANÇA !!!!








Teresina é conhecida como um polo de saúde no nordeste. É destacada a qualidade da medicina. Com todas as dificuldades da saúde pública, a cidade atende uma demanda de todo o interior do Estado e de estados como Maranhão, Pará, etc. Os arredores do HGV criou-se intenso comércio, formal e informal. O próspero negócio das pensões que oferecem da estadia a consultas e exames agilizados para os hóspedes. Imagino que se organize em pacotes, incluindo também a locomoção pela cidade-hospital.




O HGV já passou por várias reformas nos últimos anos, a antiga Casa Mater, hoje uma mega empresa com vários associados, tem seus espaços completamente reformados, inigualável ao hospital de vinte anos atrás. As clínicas de otorrinos e respiratórias são verdadeiros lazer, do telão para televisão a computadores com internet, espaços infantis com brinquedos variados e atrativos.




E os espaços para tratamento psiquiátrico? O CAPS Leste se localiza na área nobre da cidade, a FMS alugou uma bela casa de rico, com uma área arborizada e atende quinze bairros da periferia. É quase que impossível chegar lá de ônibus. Quem vem do grande Dirceu ou da Piçarreira, da parada de ônibus até lá é uma caminhada boa, como se diz por aqui. Imagina, caminhar impregnado? Cadê a idéia de território? Somos tão bons em outras áreas e na área da saúde mental? Poderíamos aprender alguma coisa com Estado do Ceará. Parece que alguns já tentaram mais não vinga.




Então não nos resta outra opção. Até porque quem está na clínica da atenção psicossocial por aqui ainda não acredita que o CAPS também é para atender a crise aguda. Fomos lá visitar o parente no Meduna. Nos sentimos "formiguinha" esmagada... muito paciente, muita gente jovem, "fazendo carreira" (Goffman), terceira, quinta internações. Que os hospitais sobrevivam bem, enquanto forem necessários... mas com internações mais breves com possibilidades reais de tratamento aberto na comunidade. A reabilitação psicossocial, a reinvenção da roda, segundo Stone, no livro Cura da Mente (história da psiquiatria da antiguidade até o presente), livro este que não fala um parágrafo sobre Franco Basaglia e seu grupo na Itália, donos das idéias e práticas que influenciaram o modelo da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.