terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

COMUNIDADE TERAPÊUTICA: O OVO DO DRAGÃO RABO DE CALANGO CHOCANDO



  Lembro que quando o sanatório MEDUNA existia, aconteceu um fato que chamou a atenção na época, uma enfermaria de mulheres chegou abrigar 80 mulheres, em sua maioria dependentes químicas. Sem querer a exposição no CAPS ad, elas "escondiam-se" no sanatório. Fechado em 2010, numa ação conjunta com Ministério Público, assessores do Ministério da Saúde e Gerência de Atenção a Saúde Mental, sob a batuta da psicóloga Gisele Martins, muitas situações de descaso com seres humanos foram encontrados no local.
Agora vemos o ovo do tratamento que exclui do convívio comunitário e familiar novamente se gestando? Que ponto de atenção da rede de atenção psicossocial se constitui esta CT, os gestores da política antidrogas conheceu  ou conhece o local, seus coordenadores, etc. O caso do músico será o único? Em que pode servir terapeuticamente o isolamento de um depressivo, impedido de ver um irmão que veio de outro Estado, receber visitas de amigos locais. Todo mundo vai levar droga para o músico? Ora,que se façam revistas, então. Esta história está mal contada. O manicômio dragão rabo de calango que engole almas alegres a dentadas, está a espreita com suas tragédias sempre.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.