domingo, 30 de agosto de 2009

PARA QUEM GOSTA DE LER SOBRE SAÚDE MENTAL

Sobre a reforma... indico um clássico indispensável para se pensar a loucura no mundo ocidental, embora ache a leitura difícil: Michel Foucault, História da Loucura e outros dois textos dele que estáo dentro do livro Microfísica do Poder: o nascimento do hospital e a casa dos loucos.
Instituição Negada de Franco Basaglia , do pessoal da equipe dele, Desinstitucionalização, com excelentes textos de Franco Rotelli. Outro que não li, mas sempre é citado em trabalhos de importantes teóricos da área é A ordem psiquiátrica: a idade de ouro do alienismo de Robert Castel. Chegando a reforma brasileira, Loucos pela Vida: Trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil de Paulo Amarante. Outro que gosto muito é A psicanálise e a clínica da reforma psiquiátrica de Fernando Tenório, não conheço um psicanalista, muito menos que esteja atendendo em CAPS, mas ele traz umas discussões interessantes de como surge uma prática anterior a teoria na clínica da reforma. Muito bom. Outro indispensável de 1992 é uma coletânia organizada por Paulo Amarante e Benilton Bezerra, Psiquiatria sem hospício. Outro não menos interessante é Cidadania e Loucura:políticas de saúde mental no Brasil, organização de Tundis e Costa de 2000. Veja as datas, anteriores a lei 10.216 de 2001, todos são artigos argumentando a favor de uma reforma psiquiátrica, que mesmo antes de está amparada por uma lei, já está acontecendo pela existência dos NAPS e CAPS, na experiência de Santos. Tem muitas outras coisas. Por exemplo mais atual de Paulo Amarante, Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Ia esquecendo de Ana Pitta e Reabilitação Psicossocial no Brasil, também boa coletânea de artigos que traz textos de pioneiros da clínica da Reforma.

2 comentários:

Flavinha Roberta disse...

Não vou dizer que li tudinho..mas li todos esses autores e quando não o livro todo li partes....são muitos bons mesmo....
Tem tb um do goffman. naum sei se vc gostaou jah viu : manicômios, prisões e conventos.
É Bom tb.
pelo jeito vc tah postando e eu to lendo instantaneamente...legal isso.
=*

LOUCA PELA VIDA disse...

Sim. Esqueci de citar. Goffman é importante quando discute a perda da identidade, o paciente psiquiátrico como objeto, a carreira de um doente mental no manicômio,o qual ele chama de animal social. É inquestionável a contribuição desta obra para a mentalidade antimanicomial. E tem outro americano, Um estranho no Ninho, que deu origem ao filme, um libelo contra o controle, o abuso do eletrochoque, etc.
Obrigada pela contribuição, Flavinha, bju

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.