domingo, 9 de agosto de 2009

NOTÍCIAS FRIAS

Eventos em saúde em Teresina onde se discutiu questões de saúde geral e especificamente saúde mental. Profissionais de saúde e usuários dos mais diversificados seguimentos se capacitam, trocam informações. Esses eventos não são notificados na imprensa são as chamadas notícias frias.
Um fato me chamou atenção na fala de alguns palestrantes de fora, todos unânimes na afirmação da importância do Agente Comunitário de Saúde (ACS), pareceu-me a peça chave, a salvação da saúde pública brasileira. Não conheço a realidade de outros Estados brasileiros, mas aqui no tocante a saúde mental, o Programa Estratégia da Família e seus ACS não consideram de sua responsabilidade, doença mental é serviço do CAPS. Se procurar a um ACS e a enfermeira de sua área sobre as familias que convivem com transtornos mentais, dificilmente eles terão as notificações. Perguntando a uma enfermeira sobre transtornos prevalentes em sua área, a jovem me respondeu que só havia doenças menos graves como a bipolaridade e a esquizofrenia e um dos seus ACS sobre como ele acompanhava, ele me respondeu que a usuária vinha ao posto pegar seu remédio para dormir. Haja mais cursos de capacitação!
Vamos aos eventos:
.Qualificação em Saúde Mental (Gerência de Saúde Mental do Estado)
I Módulo 18 e 19 de julho
Contou com a presença da representante do Ministério da Saúde: Tânia Grigolo
II módulo 06 e 08 de agosto
Dr. Alexandre Parente, jovem psiquiatra deu uma boa aula de psicopatologia. Como fatiaram a loucura!
.VI Seminário de Formação em Saúde (Residência Multiprofissional em Saúde da Família)
Tema: Organização de Redes em Saúde com um professor da UERJ, Rubens Mattos que fez falas bem pertinentes de como se construir redes em saúde pública, usando sim jeitinho brasileiro, fazendo uso das relações interpessoais, sem vergonha de ajudar de fato o usuário.
.I Encontro Estadual de Comunidades Religiosas Afro-brasileiras pelo enfrentamentos da epidemias de DST e AIDS, Hanseaníase, Turbeculose e Hepatites Virais no Piauí.
Fui lá reclamar da não inclusão da saúde mental e acabei ficando envolvida pela energia kundaline dos povos dos terreiros. Fizemos algumas parcerias com alguns terreiros, recursos de saúde nas comunidades.
. Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia da Família.
5,6 e 7 de agosto. Desse eu não participei. Mas havia muito ACS na platéia, não só enfermeiras, dentistas e médicos.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.