sábado, 14 de março de 2009

ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA repetitiva ( EMTr)

"A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva EMTr (repetitive Transcranial Magnetic Stimulation — rTMS) é uma nova técnica de abordagem e tratamento de desordens neuropsiquiátricas que permite a exploração, ativação ou inibição das funções cerebrais, de maneira segura, específica, não invasiva e indolor. O método consiste em atingir o cérebro de forma dirigida, através de pulsos magnéticos sobre o crânio, os quais, atravessando os tecidos, geram uma fraca corrente elétrica capaz de provocar alterações na atividade das células nervosas. A técnica é aprovada para uso clínico em diversos países, inclusive no Brasil, mostrando-se muito útil no tratamento da depressão. "
Soube detalhes desse tratamento através de site enviado por amigo virtual de Apoio em Saúde Mental na Web, se encontra ao lado, abaixo do link Casa Lima Barreto. Fiquei bastante interessada em saber de depoimentos de pessoas que já tentaram, na depressão e demais transtornos. Se o SUS paga esse tipo de tratamento fora do domicílio? Fico a imaginar sobre o fato de deixar a medicação, seus quase insuportáveis efeitos colaterais, passar um maior tempo com sintomas em remissão, tudo isso de forma indolor. Será mesmo? Psicóticos que já sofreram muito com os tratamentos tradicionais; medicamentoso e as terapias (ou psicoterapias, que a grande maioria atendida nos serviços públicos, nem sequer imaginam que existam), ficamos entre esperançosos e desconfiados. Chega um momento que a "crise" passa a ser cotidiana, parece que a medicação depois de anos, mesmo com a troca contínua pelas substâncias novas que vão chegando ao mercado, parecem não fazer efeito. Você está lá numa redoma monástica anti-stress, meditação, yoga, biodança, pilates e agora a tão falada Terapia Cognitiva (TC), comprei uma revista especial sobre esta abordagem da Psicologia que promete bons resultados nos "transtornos emocionais" ( preocupação com o politicamente correto ou eufemismo?) como a depressão, esquizofrenia, bipolaridade e ansiedade. Em Teresina, só soube notícia da existência de uma psicóloga cognitva. Sem vagas. Estou procurando para tentar. Agradeço qualquer informação.
Não somos totalmente inquietos ou impacientes, no sofrimento psíquico o cérebro parece arder. Queremos e precisamos trabalhar, cuidar do lar, da família, dos estudos, do amor. Queremos o direito a subjetividade. A loucura com saúde mental. Que venham novos tratamentos a base de tecnologias eletrônicas ou humanas e que nos garantam esse direito.

Um comentário:

Tricia disse...

Caso queiram informaçoes sobre os locais onde já é possível fazer este tipo de tratamento , entre em contato por email : tricia@neurosoftbrasil.com.br

Gde Abraço

Tricia

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.