terça-feira, 31 de março de 2009

AUTOGERENCIAMENTO DO HUMOR PESSOAL ,CONTROLE E PREVENÇÃO DE CRISES & MILITÂNCIA

DIÁRIO: 29 de março de 2009
SOBREVIVA AO DIA!!! É o nosso carpie diem.

SITUAÇÃO DESAGRADÁVEL

Contas a pagar. Itinerário: caixa eletrônico com pouca fila, fones de ouvido e outras tantas filas a enfrentar. Sobrinho em surto psicótico. Não suportando uma separação, usa alcool e outras drogas.
Uma família que já sofreu tanto. Entramos três primas, 42, 44 e 47 anos. Uma exclama:Vinte e cinco anos depois e nada mudou! Estamos adentrando o Sanatório Meduna, mortificadas, crescemos fazendo visitas a nosso avô neste local, eu mesma estive em seus porões, tinha uma bica que não parava de cair água, então me molhava muito, estava sempre molhada e os colchões ainda de forro de palha, fediam a fumo de rolo (1991). Horrível. Me pergunto intimamente se somente a estrutura física continua a mesma e o tratamento? Não há leitos separados para dependentes químicos. O único CAPS ad para uma população de quase 800 mil pessoas, o usuário morando perto não atende numa crise psicótica. Não medica e manda para casa. Não vai até o usuário. E a família no desespero de não internar num manicômio um jovem de 23 anos. Interna depois de vários dias, já numa crise aguda, para protegê-lo das ruas e o bem público. Típica função do manicômio.

ESTRATÉGIAS
Estava com medo de me envolver nesse corpo a corpo da militância por conta de certa fragilidade dos últimos dias e manifestações leves dos sintomas. O evitamento máximo a situações extremas tem sido minha estratégia principal. Mas ontem estive envolvida para conseguir a internação que apesar de não bem-vinda, é difícil. Constantemente não há vagas. E o apoio a amiga em depressão profunda. Hoje era preciso apoiar, com mais dor, porque é um familiar, finalizamos a internação, agilizando como podemos com nossas parcerias com Serviço Social do HAA e Ouvidoria, que são sempre amigas solícitas e solidárias no possível de sua intervenção profissional.
Se tivesse me omitido, deixado o medo vencer, talvez estivesse pior, sentindo culpa. Acho que foi um bom teste de enfrentamento. Percebo que não há como voltar atrás com o trabalho do Ninho:Ajuda mútua e Suporte. Trabalhei o resto do dia. E as contas ainda não estão atrasadas. Fiz relaxamento e meditação antes de dormir.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.