segunda-feira, 7 de outubro de 2013

10 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL


07/10/2013 - 10h52 | Atualizado em 07/10/2013 - 19h47
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Sesapi inicia atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental

A programação teve início no Hospital Areolino de Abreu (HAA)

Tamanho da fonte  
Adriano Magno/SesapiSesapi inicia atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde MentalMissa marcou abertura das comemorações no HAA
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deu início nesta segunda-feira (07), a uma programação de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. Com o tema “Saúde Mental: Um direito de Todos”, a programação teve início no Hospital Areolino de Abreu. Uma missa em ação de graças que envolveu pacientes, familiares e servidores do HAA marcou a abertura solene. Durante toda a manhã cerca de 100 dos 160 internos também participaram de palestras, atividades lúdicas e terapias ocupacionais.
Ainda no HAA, no dia 8, terça-feira, a programação segue com uma partida de futebol entre pacientes e funcionários do HAA. Para as mulheres será ofertado um dia especial de beleza, com serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure. Já no dia 09, os pacientes farão um passeio ao Parque Potycabana. No dia 10 acontece escovação dentaria, exposição de telas e apresentações musicais. A programação será encerrada dia 11 com a inauguração do Serviço de Fisioterapia ambulatorial e apresentação da banda Três contigo.
A diretora administrativa do Hospital Areolino de Abreu, Maria do Socorro, explica que a programação foi pensada para chamar a atenção da sociedade para a questão da saúde mental. “Nosso objetivo é eliminar o preconceito social com os portadores de transtornos mentais e ao mesmo tempo mostrar para a sociedade que essas pessoas são produtivas, que há uma grande produção cultural a
partir do trabalho delas”, disse a diretora.
Visita Residência Terapêutica – No dia 10 de outubro, às 7h, o secretário de saúde Ernani Maia visita a Residência Terapêutica do Bairro Vermelha, localizada na Rua 13 de Maio, nº 2270. À noite, a partir das 18h30, haverá a roda de conversa: vozes da saúde mental, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, bairro São Pedro.
No dia 18 de outubro será realizado ás 8h, no Diferencial Buffet, bairro Ilhotas, o Encontro Estadual de Usuários, Familiares e Profissionais de Saúde Mental. Para encerrar as atividades, nos dias 24 e 25 de outubro, de 08h hrs às 17h, uma qualificação em álcool, crack e outras drogas para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, no auditório da Fiepi.
Por Adriano Magno
- See more at: http://www.saude.pi.gov.br/noticias/2013-10-07/5486/sesapi-inicia-atividades-alusivas-ao-dia-mundial-da-saude-mental.html#sthash.UbbNK5Gz.dpuf

E o funcionamento do CAPS i  em reforma desde 2011? A questão da intervenção no caso dos cárceres privados? A questão dos pacientes do Hospital de Custódia? A questão dos pacientes internados por ordem judicial no HAA, sem recomendação médica, mas de um juiz. Quantos usuários melhoraram suas condições de vida? A habitação, o acesso ao emprego, o acesso ao atendimento prioritário na marcação de consultas nos ambulatórios? Quantos ambulatórios funcionam realmente nas cidades do Piauí, constituindo a rede psicossocial, para que os CAPS não virem mini hospitais cronificadores de pacientes "incapacitados" pelo sistema manicomial sem muros? Seminários, palestras, simpósios, comemorações nas quais não somos protagonistas, nem objetos de estudo, mas somente de intervenções ainda toscas no sentido de aborto a Reforma Psiquiátrica Brasileira como foi pensada originalmente: o tratamento na comunidade, a reintegração da pessoa que vive com transtornos mentais na cidade. A luta contra o estigma, o preconceito e discriminação nem sequer são tocadas nestes eventos, no geral, primeiro, falam os doutores, outros normais e por último os usuários, ninguém mais ouve seus discursos de dores, sua fala do sofrimento é apenas "símbolo" da manutenção da sua falta de protagonismo, não gosto da palavra empoderamento. Triste dia 10 de outubro para você usuário consciente!!!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.