quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL NA CHINA. COMO SERÁ?

Sempre conversamos. Diz que é de Floriano, não ainda onde fica seu "território" em Teresina, já a encontrei em diferentes lugares da cidade. Outro dia tinha um carrinho de supermercado, parecia a figura daqueles loucos americanos que aparecem em filmes.
Semana passada uma familiar me disse o "diabo" por que soube que eu dissera que iria denunciar ao MP a família se não cuidassem da sua filha em crise mental, já vagando pelas ruas. Depressiva com histórico de ideação suicida. Disse que se ela queria uma futura louca de rua que não cuidasse. O MP não poderia fazer muita coisa contra o auto preconceito, a não aceitação da loucura em casa e outras coisas ouvi e outras falei. Um horror! A família viajou com a moça para o interior. Lembram que antes os nobres levavam seus entediados (melancólicos) para o campo...??? Tomara que tenham levado os antidepressivos.
Pelas comemorações de aniversário de um centro espírita, escrito no cartaz o tema é: DEPRESSÃO O MAL DO SÉCULO,  palestras de uma psiquiatra e um psicólogo. Notório que são os únicos assuntos psiquiátricos que chamam a atenção dos estudiosos espíritas: depressão e suicídio. 
 
Hoje socorri uma moça em crise mental, na hora do terço. Branca, bem vestida, de óculos, relógio... uma máscara de hospital no nariz, bastante agitada com suas aves marias e salve rainhas fora do tempo. A abordagem parecia difícil, mas a experiência ajudou. Fui deixa-la em casa, minha vizinha (novidade!) moradora nova, paciente do Caps SUDESTE, tem em casa um ótimo coquetel psi, mas não aceita. Em crise agudíssima. Ligamos para a equipe do CAPS que irá fazer uma visita domiciliar na segunda, mas penso que a mãe, idosa, única familiar poderá amanhã mesmo, fazer uma integral no CAPS III. Desacostumada ao caos do surto, fiquei assustada tanto quanto as pessoas comuns. O CAPS é longe, meu tempo mínimo. Notificando desde já a equipe invisível para ajudar amanhã.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.