sábado, 12 de outubro de 2013

SECA E SUICÍDIO NO SERTÃO NORDESTINO



Trabalhando há quase um ano em Araripina, região do Sertão do Araripe Pernambucano,  fronteira com o Piauí, tenho me assustado com a quantidade de suicidios em todas as faixas etárias, principalmente na zona rural. Conversando com os moradores da região, soube que esses fatos são recentes, a população anda assustada. Com o olhar de pesquisador-interventor-louco, que aprendi com  a Professora Lucia Rosa resolvi me envolver mais ainda nessa dinâmica.
Não precisou muitas conversas/entrevistas para desconfiar do motivo de tantos suicídios: omissão por parte do Estado com relação a estiagem que tanto assolou/assola o sertanejo nos últimos anos. Vejamos a fala de uma senhora que o marido se suicidou sem setembro deste ano “Toda vez que um boi morria, meu marido não dormia e chorava muito (...) ver os meninos meus netos sem o comer dói na gente (...) minhas lagrimas também secou” (Moradora do Povoado Sitio Lagoa do Barro – Araripina-PE). A morte está presente em vários aspectos e sentidos: morre a esperança, morre o gado, morre a vegetação, crianças morrem.
Vendo de perto essa realidade me questiono a respeito do mito que foi criado de que nós nordestinos somos fortes por natureza, mito esse que reforça o descaso com o sofrimento vivenciado por esse povo.  Por enquanto nada de pratico tem sido feito além da doação de caixões para as famílias enterrarem seus entes.
Sei também que vem acontecendo o mesmo na região de Picos-PI,  já aconteceu de uma família inteira se suicidar no mesmo dia na Zona Rural de Marcolândia-PI. E a realidade é que não vemos nenhuma matéria jornalística, os suicídios sendo registrados como “morte suspeita”, descaso de todas as esferas governamentais.
                Pra você que está lendo esses poucos parágrafos pode parecer que estou fazendo uma associação equivocada, não sou eu que estou dizendo, são os sujeitos dessa realidade cruel devastadora material e emocionalmente, tendo seus direitos fundamentais e à vida negados, falta quase tudo. Falta água, comida, remédios e assim vai, fé e esperança somente nos santos padroeiros. “Criei meus filho pro mundo, pra vida, sabe (...) enterrei dois já (...) agora que a agonia é maior (...) esperar em Deus e Nossa Senhora né?” (Morador do Distrito de Nascente, entre Araripina-PE e Trindade-PE).

Ailton Emerson Moura Ferreira
Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, lotado na Vara da Infância e Juventude de Araripina-PE.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.