sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ENVELHECER COM TRANSTORNO MENTAL

Adital
Foto:GeriatraCuritibaUma das causas apoiadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) será celebrada amanhã, 10 de outubro, em várias partes do mundo. É o Dia Mundial da Saúde Mental, evento que busca unir esforços para acabar com a estigmatização e a discriminação associadas aos problemas de saúde mental. Ao mesmo tempo, atividades são realizadas para levar conhecimento acerca do trabalho realizado com doentes mentais, expondo as reivindicações e necessidades mais recorrentes das pessoas com enfermediddes mentais bem como seus familiares.
O tema da edição deste ano abordará a saúde mental em idosos, já que dados da OMS revelam que a proporção de pessoas mais velhas está aumentando rapidamente no mundo, com a estimativa de que, até o ano de 2100, a quantidade da população com 60 anos aumente mais de três vezes. Além disso, há a comprovação de que os transtornos neuropsiquiátricos representam 6,6% da descapacidade total nesse grupo etário e de que 15% dos adultos de 60 anos ou mais possuem algum transtorno mental.
Organizado pela Federação Mundial para a Saúde Mental (WFMH), com o apoio da OMS, estão programadas atividades em mais de 100 países sobre o tema. No Uruguai, além de uma palestra haverá uma apresentação de experiências por diretores de centros geriátricos e psicólogos especializados no trato com a terceira idade. Já o projeto mexicano NeuroSalud dedicará o dia a palestras sobre neurociência aplicada à saúde mental, evidências moleculares do envelhecimento e a saúde mental no estado de Guanajuato.
No Brasil, a Universidade do sul de Santa Catarina (Unisul) debaterá a reforma psiquiátrica no Brasil, saúde mental no sistema de justiça e apresentação de grupos de trablho. No tocante à saúde mental no país, a OMS faz exigências para mais investimentos em serviços de prevenção e tratamento das doenças mentais, neurológicas e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias. Desta forma, seriam criadas formas mais eficazes e mais humanitárias de serviços.
Retirado de:

Há algum tempo tenho colhido material bibliográfico para um artigo sobre o tema do envelhecimento das pessoas que vivem com transtornos mentais há muitos anos, como eu. Penso que na pesquisa poderei descobrir o maneiras de prevenção para um envelhecimento menos disfuncional, se estaremos propensos mais que os outros às doenças neuropsiquiátricas como as demências, se o transtorno ficará mais incontrolável, etc. Bom tema para novas preocupações com a saúde mental da população.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.