domingo, 20 de outubro de 2013

O AMOR COMO CAUSA DO SUICÍDIO: OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER SEM ROMANTISMO

Há algumas semanas terminei de ler Os Sofrimentos do Jovem Werther, numa cuidadosa tradução de Erlon José Paschoal. O livro do autor alemão Goethe é um clássico mundial, escrito  na segunda parte do século XVIII, inaugurando a escola literária romântica alemã. Resumidamente em quaisquer referência que se busque a respeito das desventuras do jovem Werther, se encontra a conclusão que o jovem apaixonado por uma moça, sua amiga, que já prometida, torna-se esposa de outro. Desse enredo concluí-se que sua louca paixão  o leva a um tiro de pistola na própria cabeça.
O tiro ficou famoso, tanto quanto as roupas de épocas usadas pelo personagem, uma combinação entre parte de baixo amarela e casaco azul (imagina, que  roupas os jovens atuais imitariam?) foram copiados e observou-se outro comportamento imitativo que se ficou conhecido como "Efeito Werther", pessoas, principalmente jovens, suicidavam-se deixando ao lado, o livro. A obra traduzida para alguns países vizinhos, foi proibida. O Efeito Werther de alguma maneira ainda orienta  a proibição à imprensa de noticiar os inúmeros casos de suicídios, de forma  cotidiana e alarmante.
Mas voltemos ao texto de Goethe, seu personagem, não é um nobre, mas não é um servo, tem uma posição social favorável, toda a história mesmo no idílico contemplar da natureza é sempre questionador, incomodado e depois insatisfeito, tem péssima inteligência interpessoal ( não se dar bem com a maioria das pessoas), por algumas vezes relata seu contato com pessoas insanas e a defesa do suicídio, sem que aja até então motivo justificador para tal. O que eu quero transpor para nossos dias é que mesmo sem a justificativa da morte por não poder possuir a mulher amada, a baixa estima,  a depressão, o tradutor usa esta expressão, numa época que não havia psicofármacos, seus outros fracassos na vida o levariam ao óbito autoprovocado.
Um jovem do bairro vizinho ao meu, foi enterrado esta semana, depois de agonizar alguns dias internado num hospital geral, utilizou-se de veneno para ratos, o motivo seria o rompimento com a namorada. Geralmente a causa não é somente o desamor de alguém, mas uma série de insatisfações, desesperanças outros tantos sofrimentos emocionais, envolvendo até mesmo sintomas graves de um transtorno mental não tratado devidamente e ou psicoses na dependência química.
Aventuras amorosas ainda é situação de risco para alguns psicóticos, pessoas com tendência a depressão ou outras patologias da emoção, se muita coisa não dar certo e o amor não recompensa, infelizmente temos um gatilho armado para partidas antecipadas, desta vida cheia de surpresas e infinitas angústias.

Leia também o  texto no link abaixo, muito bom:

Um comentário:

Yasmim Prado disse...

Bom dia, Sou Psicóloga e tenho desejo de participar das ações realizadas pelo Amigo no Ninho, como faço para entrar em contato com vocês?

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.