terça-feira, 23 de abril de 2013

ACUPUNTURA E SAÚDE MENTAL: BONS RESULTADOS PARA AUXILIAR A ALOPATIA


Em crise mental aguda, tentamos socorrer nossa companheira moradora da comunidade. Medicada por um dos mais conceituados psiquiatras de Teresina, o bicho de sete cabeças ou a hidra como chamo, fica impertinente quando acorda. Nós fomos numa manhã atrás de um terapeuta naturista, queríamos acupuntura e florais. Nossa amiga bastante ansiosa, chorosa, destruída, no olho do furacão. Só quem já passou por crises mentai, tem noção das minhas alusões. Dificil e inexistente nas comunidades periféricas, as práticas integrativas e complementares, denominação dada pelo SUS às diversas terapias, antes chamadas de medicinas alternativas.
Encontramos Jean Agostinho, fisioterapeuta e acupunturista que nos socorreu literalmente, deixando o atendimento pela metade do preço, numa zona nobre da cidade.
Não podemos mais voltar, nem num espaço mais simples onde a sessão custa um terço somente do valor do espaço elegante. Não temos dinheiro. É triste porque a usuária, infelizmente, ainda está com os sintomas bastante acentuados, muito disfuncional. É triste para nós que já constatamos várias vezes o resultado da acupuntura auxiliando a alopatia na estabilização dos sintomas de muitas companheiras, bastando às vezes poucas sessões.
A rede de apoio e suporte em saúde mental - Amigo no Ninho tem uma linha de ação bem definida: utilizamos de quaisquer prática de saúde comunitária complementar. Se o usuário e familia aceitam ajuda religiosa, espirita kardecista principalmente, porque há uma terapêutica que funciona, já observada por nós, se o usuário deseja as casas de matriz aficanas (terreiros/vales do amanhecer), rezador, carismas católico levamos, estes espaços promovem saúde mental comunitária sem cobrar. Orientamos e até brigamos para que os líderes destes espaços não desestimulem o uso da medicação. Se acontecer e o usuário piorar, ameçamos de denúncias de negligência de incapaz ao MP. As ações religiosas são vistas por nós apenas como  práticas integrativas e complementares, não proselitistas e contrárias a ação da ciência médica. Não recomendamos doutrinas evangélicas fundamentalistas que associam a doença mental a possessão demoníaca, até porque não conseguimos dialogar com estes grupos.
Nossa usuária em questão rejeita uma das "terapêuticas" de melhor resultado, sem custos, que são as bionergias (passes espiritas), a familia extremamente católica reza o terço.
A rede tenta conseguir um dinheiro para pagar a limpeza do belo quintal de rosas e flores diversas que a depressão não deixa nossa amiga retirar as ervas daninhas. Fará bem a ela. Amanhã perguntaremos se a familia aceita.


Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.