domingo, 15 de dezembro de 2013

I ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES DE AXÉ DO PAUÍ










O I Encontro Estadual de Mulheres de Axé do Piauí - RENAFRO ( Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde) realizado com o apoio do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Assistência Social do Piauí, Secretaria Estadual  de Saúde Piauí, Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, aconteceu no dia 14 de dezembro no bairro Dirceu II com o objetivo de fortalecer o protagonismo das mulheres de terreiros e mulheres negras na sociedade, nos espaços de controle social e na promoção dos Direitos.
Instigada pela procura de faculdades para que o Amigo no Ninho receba estagiários de Serviço Social ( geralmente quando percebem a subjetividade delicada e difícil do nosso trabalho, desistem ) voltei a correr atrás dos movimentos sociais promovendo o ativismo em saúde mental nos seus diversos segmentos. Este encontro, foi perfeito. Levamos nossa proposta da discussão da saúde mental para dentro da luta por políticas de saúde para população negra, no caso aqui especificamente mulheres de terreiros e negra.
Há um senso comum que casos de transtornos mentais, influenciados por relatos bíblicos, um acometimento de doença mental estaria associado a influências espirituais negativas, necessidade de desenvolvimento mediúnico, etc. Esse determinismo fica apenas na crença popular, porque os terreiros não recebem o louco e até mesmo sua organização nacional ligada a questão de saúde nem sequer toca nos temas dos transtornos mentais, dependência química e suicídios.
Nossa propostas que constarão em relatório propondo um plano estadual, imagino, foram as seguintes na área da saúde mental: Ações que serão executadas dentro dos terreiros em intersetorialidade com a Gerência de Saúde Mental/Coordenadoria de Dependência Química do Estado direcionada à pessoas especialmente mulheres e jovens em sofrimento psíquico e dependência química.
- Oficinas de Sensibilização para a recepção destes pacientes no terreiro facilitadas por profissionais da área da saúde mental.
- Cursos de Terapias naturistas e medicina chinesa.
-Formação em Terapia Comunitária Integrativa.
A formação em práticas integrativas e complementares será a base para o acolhimento do usuário nestes espaços religiosos de expressão cultural e de luta por cidadania que são os terreiros. Foi muito bom. Parabéns a organização e amiga Laíza que com seu Axé, não desistiu de mim.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.