quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A LOUCURA VAI AO CINEMA!

Talvez muita gente não saiba, mas a loucura é inspiradora. Seja em filmes, livros ou pinturas, a loucura costuma ser um dos temas mais retratados. Talvez isso se deva ao fato de ela sempre ter sido envolvida por uma aura mística/marginal/violenta, dependendo da fase da história. E além da loucura propriamente dita, também temos os outros transtornos, como o autismo e a depressão, por exemplo, que também costumam ser bastante representadas.
Para quem não sabe, no dia 18 de maio comemoramos aqui no Brasil o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O dia faz referência à data em que foi realizada a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em 1987. Resumindo, para quem não tem muito conhecimento no tema, nessa conferência foi elaborado um documento que trazia a proposta de reformulação do modelo de tratamento em saúde mental existente até então, propondo também a reorganização dos serviços. O que isso quer dizer? Que os serviços passariam a oferecer um tratamento que fosse mais humanizado, saindo do padrão no qual os portadores de transtornos mentais eram internados em hospitais psiquiátricos por tempos, às vezes, longos demais.
Pensando nisso, a 21 resolveu entrar no clima da semana da luta antimanicomial e trazer para vocês uma lista com dez filmes que, de alguma forma, abordam a loucura e alguns outros transtornos mentais.
Preparem a pipoca!

Resenhas de cada um no link abaixo:


Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.