quinta-feira, 11 de julho de 2013

CAPS EM TERESINA: PADRÃO CLÍNICA ELEGANTE DO POLO DE SAÚDE DO CENTRO

NINHADAS.COM

O blog do SINDSERM, sindicato dos  servidores municipais publicou fotos do prédio abandonado que seria do CAPS II norte - centro, na rua Pernambuco, no Pirajá. Liguei ontem a tarde e ninguém atendeu, consegui falar com alguém hoje de manhã que me informou que houve uma mudança de endereço para a Rua Gaston de Greslan, 2031 no Parque Alvorada, para os lados do clube do gari, teatro do boi ou depois do aeroporto. Esse CAPS ainda não tinha mudado de endereço, que eu lembre. Aqui em Teresina são todos itinerantes, não se consolidam em um território ( conceito precioso para Reforma Psiquiátrica ), é ruim para o usuário, para família. O pessoal do centro, Matinha, Marquês e arredores irão recorrer ao ambulatório do HAA, mais próximo, ora. Usuário não vive eternamente em crise aguda, estabilizado, só precisa das consultas de manutenção. O CAPS ad já mudou de endereços três vezes que eu saiba. O CAPS leste também. E tem um que os usuários estão sempre me falando que fica perto do Albertão, imagino que deva ser o SUL II que ficava na Barão de Gurguéia.
Lutamos tanto no MP pela implantação de uma gerência de saúde mental  no município, que esta cláusula do TAC de 2010 fosse cumprida. Conseguimos, mas não percebemos ainda organização melhor na rede. Não seria hora destes CAPS terem sede própria, nos bairros tem tantos prédios públicos do Estado e Município abandonados, porque alugar casas? Que racionalidade "normal" que minha privilegiada cabeça de louco não entende. Por que não fazer um mapa epidemiológico e instalar em áreas de maior concentração de usuários e como hoje são tão parecidos com o hospital psiquiátrico (lugar de louco), minicômios que mantém por anos sem desvincular usuários para atendimento ambulatorial, não há mais necessidade de que sejam parecidos com "casa", ideia original da proposta da Reforma, os CAPS receberiam pessoas cronificadas, moradoras de hospitais. Hoje temos um novo perfil deste usuário, se há algo que devemos reconhecer é que o Centro de Atenção Psicossocial, não por seus esforços anti manicomiais, mais por conta de uma cultura que não admite a loucura, uma cultura popular que os parentes não devem se internarem num hospício, nestes seis anos de implantação destes serviços substitutos ao hospital psiquiátrico, por necessidade da manutenção desta cultura estes CAPS com todas suas dificuldades estruturais e de uma clínica ampliada a construir foram de alguma forma tomando para si os novos diagnosticados, que nunca sofreram uma internação integral fechada. Então, porque alugar casas, com sala (recepção), cozinha e os quartos (consultórios) e espaços esquisitos aproveitados para descanso. Queremos padrão clínicas elegantes do centro da cidade, com área para práticas integrativas e complementares como a medicina chinesa , mesa de pingue-pongue, laboratório de informática e outras comodidades. Delira, Louca Pela Vida! Mas sonho também é delírio e muitos são completamente realizáveis.

Prédio onde deveria estar funcionando o CAPS II - Centro Norte está sendo utilizado para consumo de drogas e encontros sexuais! 

SINDSERME 

 http://sindsermthe.blogspot.com.br/2013/07/predio-onde-deveria-estar-funcionando-o.html

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.