quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DESCUIDOS EM SAÚDE PÚBLICA NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

DENUNCIANDO:

Está faltando psiquiatra pela manhã no CAPS sudeste, fato que sobrecarrega o atendimento da tarde. A coordenação informa que tem feito todos os esforços junto a Regional de Saúde/ leste. Há até um profissional interessado em assumir, mas não se sabe o motivo da burocratização, há quase um mês. Enquanto isso um significativo  número de usuários pagam o preço em crises. A falta de uma Coordenação de Saúde Mental no municipio que tem uma rede um tanto extensa faz muita falta. Aposto um doce, ou melhor nesse calor, um picolé, que a  gerência de saúde mental do Estado não sabe deste problema no Gurupi, numa área  que registra um significtivo número de pessoas que vivem com transtornos mentais, nas situações sociais mais angustiantes imagináveis.
O Amigo no Ninho é só uma formiguinha carregando peso além do limite do próprio corpo. Vamos na segunda-feira encaminhar denúncia  formalizada ao Ministério Público.


Membro bastante atuante de um Conselho Comunitário me traz a informação que a penintenciária Major Cesar Oliveira tem 70 pessoas presas que sofrem com transtornos mentais, sem atendimento psiquiátrico, isoladas numa ala, maltrapilhos, verdadeiros farrapos humanos, segundo a descrição do conselheiro. Nos convidaram para uma visita que será feita junto a outras entidades.
O nó da Reforma Psiquiátrica segundo Pedro Gabriel Delgado, é a questão do louco infrator. Algumas iniciativas já foram tomadas pelo Conselho Nacional de Justiça quanto a encruzilhada do cuidado que sofrem estas pessoas. Mas nos esforçaremos para irmos lá, conferir a veracidade dos fatos e pensarmos a quem, a que instituição recorrer.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.