quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CIDADÃO COM TRANSTORNO MENTAL: aprendendo com outros movimentos

Realizou-se de 25 a 27 de novembro corrente, o Seminário sobre Educação e Surdez, uma organização do governo do estado, município e grande universidade particular local e empresas particulares ligadas a área da surdez e fonoaudiologia. Trouxeram equipe de técnicos do INES, Instituto Nacional do Surdo, secular escola de surdos do Rio de Janeiro. Fiquei "babando" pelo número de participação do surdo em todos os níveis. Como alunos ou técnicos também, como instrutores surdos. O nivel de conscientização de alguns, a preocupação em formar em todos os sentidos os mais jovens.
A idéia de "comunidade surda" com suas certezas, defesas e ideologias. A idéia de identidades surdas extraídas das teorias do multiculturalismo. A persistência e efetividade de se fazer valer as leis de inclusão desde a acessibilidade ao trabalho a popularização da Língua Brasileira de Sinais.
Fantástico a palestra e oficina Cidadão Surdo, realizada por um professor surdo, com mestrado, Marcos Vinícius Freitas Pinheiro, um exemplo que a comunidade surda acordou cedo para educação da criança surda e acompanhamento de seu desenvolvimento até a fase adulta, prevendo uma qualidade de vida produtiva e em todos os sentidos a esse indivíduo.
Ficamos sonhando que esse futuro de acessibilidade chegue a criança com transtorno mental, os CAPS infantis ou qualquer outro espaço que a racionalidade burocrática da saúde mental do Brasil criar, perda o aspecto de hospital e dê mais formação escolar, artística, matemática, poética. Essas crianças ficam tombando numa escola que quer se fazer inclusiva, com dificuldades e sem nenhum tipo de informação para trabalhar com o louco. Que só será percebido no primeiro grande surto e entregue às medicações psicotrópicas, internações, etc. E o potencial dele, ficou pelo meio do caminho. Até a universidade e principalmente ela, não sabe o que fazer com o aluno que surta, não há tratamento diferenciado. Ele tranca o período no surto. Uma crise aguda, com medicações, psicoterapias, geralmente não passa de semanas, sintomas mais moderado e leves com razoável apoio, este aluno se sobressairia. O diabo é o estigma, a cultura normal que não admite.
Mas fica o exemplo dos surdos, suas identidades, sua cultura surda. Seus encontros de grandes conversas usando somente mãos e expressão. Surdo quer trabalho, acredita, vai atrás de órgão que encaminha, lei que obriga a empresa contratar por percentagens. Louco, acredita no normal que não acredita nele, põe a corda no pescoço e endossa os números de suicídio. Falta a construção e disseminação de uma identidade para a pessoa que vive com transtorno mental.

TERESINA: CAPITAL DO SUICÍDIO

Dados publicados no jornal Diário do Povo em 18 de novembro.

24 pessoas morrem diariamente por suicídio, uma a cada hora. Foram 8.550 mortes ( apenas as notificadas) em 2005. O Brasil ocupa o 9º lugar no mundo. O Piauí ocupa o 8º lugar entre os Estados. E Teresina ocupa o 1º lugar em suicídios femininos e 3º lugar no sexo masculino. Em 97% dos casos caberia um diagnóstico de transtorno mental à época do ato fatal.

Por conta de tais números, acontecerá o Fórum Bioética e Suicídio
Dias 5 e 6 de dezembro de 2008
Local: Faculdade de Ciências Médicas - FACIME
Informações: (86) 3122-8815/3122-8814
Promoção: Sociedade Brasileira de Bioética - Regional do Piauí

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

AIDS/ COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS
REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICIPIO DE TERESINA
SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PIAUÍ
REDE NACIONAL DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
MOVIMENTO NACIONAL DE CIDADÃS POSITHIVAS
CONSELHO EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER


DATA: 25/11/08
ATO PUBLICO PELO FIM DA VIOLENCIA CONTRA A MULHER E EXPOSIÇÃO DOS SERVIÇOS E ENTIDADES COM AÇÕES OLTADAS PARA O ENFRENTAMENTO A VIOLENCIA CONTRA A MULHER.
LOCAL: PRAÇA DO FRIPISA
HORÁRIO: 08:00hs ÁS 12:00:hs

DATA28/11/08
SEMINARIO DE PREVENÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS
LOCAL: HOTEL ÁGUA LIMPA
HORÁRIO: 08:00 hs ÁS 18:00 hS

DATA: 28/11/08
SHOW DA SOLIDARIEDADE, EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
LOCAL: MEMORIAL ZUMBI DOS PALMARES
HORÁRIO: 19:00 hs

DATA:01/12/08
VIGILIA “A LUZ DE VELA” – EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS E PELO FIM DA VIOLENCIA CONTRA A MULHER
LOCAL: ADRO DA IGREJA SÃO BENEDITO
HORARIO: A PARTIR DE 18:30hs



DATA: 05/12/08
SHOW DAS MUJLHERES PELO FIM DA VIOLENCIA CONTRA A MULHER
LOCAL:PRAÇA PEDRO II 9ª (CONFIRMAR)
HORARIO : A PARTIR DAS 19:00 hs


DATA: 10/12/08
VISITA AO NÚCLEO DE DEFESA DA MULHER E CONSELHO ESTADUAL DA MULHER: PELAS ADOLESCENTES GRAVIDAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE PSICOSSOCIAL DA CASA MARIA MENINA
LOCAL: DEFENSORIA PUBLICA
HORARIO: ÁS 09:00 h

DATA 17/12/08
SEMINÁRIO ESTADUAL DE CONTROLE SOCIAL
LOCAL: ÁGUA LIMPA HOTEL
HORARIO: 08:00 h ÁS 18:00 h

sábado, 15 de novembro de 2008

LEI CARRANO

Deputada Flora Isabel (PT) já legislou a favor da causa da saúde mental no Piauí, ainda vereadora em 1999. Agora propõe projeto de lei sobre a política estadual para a integração, reabilitação e inserção no mercado de trabalho da pessoa com transtorno mental, e dá outras providências. Entre estas providências a criação no âmbito da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Estado, o Núcleo de Saúde Mental e Trabalho (NUSAMT), núcleo este formado por uma equipe "clássica" de profissionais da área de saúde mental, psiquiatra,psicólogo,assistente social,enfermeiro,terapeuta ocupacional que serão responsáveis pelo cadastro ,acompanhamento e encaminhamentos a treinamentos ou ao trabalho destes usuários, desde que que ligados aos CAPS.
Problema é que o grosso da população usuária do serviço psiquiátrico público está mesmo no circuíto HAA, Hospital Dia e Sanatório Meduna e quem está nos CAPS não é quem tem uma enfermidade menos grave, como pensa ainda o senso comum. Que estaria portanto melhor habilitado ao trabalho, à produção capitalista eficiente e enlouquecedora, aqui lembrando Charles Chaplin em Tempos Modernos.
Esperemos que este núcleo não seja mais um espaço para "gente normal" ganhar dinheiro gerenciando a loucura. Sugerimos que haja processo seletivo, em vez de somente indicação, e que seja levado em conta além da análise curricular, até como pré-requisito profissionais que vivam com transtorno mental. Se é para incluir, comecemos a empoderar os loucos no comando! Duvido.

SAÚDE MENTAL E SEXUALIDADE

Já no governo de W. Dias (2005 ou 2006), a coordenação de DSTs/AIDS era gerida por Antão, salvo engano, lembro de uma reunião que participei, (nesta, representava a Âncora) junto com outras organizações da sociedade cívil ligadas a grupos considerados de risco e vulnerabilidade quanto a questão das DSTs/AIDS. Todos os grupos levantaram propostas, sugeri oficinas educativas sobre sexo seguro e distribuição de preservativos nos serviços abertos desde o hospital dia do HAA até mesmo para aqueles que ainda são moradores ou permanecem muito tempo no hospital. Ficou somente no discurso. Como muitas destas iniciativas desse governo.
Agora o governo federal, por conta do crescimento de pessoas soro positivas doentes mentais está fazendo a distribuição de insumos. Há tempos falamos e corremos atrás de parcerias com a Rede Nacional de Pessoas convivendo com HIV/AIDS, franquia piauiense e nunca conseguimos sensibilizá-los para a questão do transtorno mental/AIDS existente dentro do HAA, onde o usuário é muitas vezes discriminado.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

LIMA BARRETO E A LOUCURA


“Escritor fervoroso, suburbano, negro, aguerrido, irônico, combativo, maldito e incompreendido por seus contemporâneos, Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) desceu ao inferno, conhecendo o desprezo de críticos, o fracasso como escritor e a indiferença familiar por sua vocação literária. Inquieto na dor, ríspido com os hipócritas, teve diante de si a tragédia da loucura, do alcoolismo e do preconceito”. É assim que o cientista político Marco Antonio Arantes resume a experiência do romancista carioca Lima Barreto, internado duas vezes no Hospício Nacional, em 1914 e em 1919. O olhar do escritor sobre os médicos, os loucos e a loucura – notadamente em suas obras Cemitério dos vivos e Diário do hospício – foi alvo de uma pesquisa desenvolvida por Arantes. Os resultados dessa análise estão no artigo Hospício de doutores, publicado pelo cientista político na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos da Fiocruz.

Ver o artigo de Fernanda Marques na íntegra no site http.// www.fiocruz.br

CIDADANIA DO LOUCO PÓS LEI 10. 216????

Almoço em comemoração ao dia mundial da saúde mental

No dia 10 de outubro, comemora-se o dia mundial da saúde mental. Na oportunidade comemorativa, houve um almoço no CAPS. Nesse dia, os usuários tiveram suas atividades cotidianas alteradas, não houve o grupo psicoterapêutico, n em oficinas na terapia ocupacional, tudo foi voltado para organização do almoço.

[...] No almoço em si algumas observações são cabíveis, notavelmente, o fato de os pratos serem feitos pelos técnicos e servidos aos usuários, além da ausência de facas. Seriam os usuários indivíduos perigosos que não podem manejar facas nem mesmo numa refeição?! O "prato feito" ao invés de o usuário se servir com o que quer e na quantidade que quer é facilitar o processo ou seria uma reprodução de uma tutela muito presente nos manicômios?

[...] ... onde havia uma separação da mesa de usuários para a de técnicos, onde o acesso à cozinha é restrito: fato esse que existe também no CAPS, onde havia uma separação da mesa de usuários
para a de técnicos, onde o acesso à cozinha é restrito: fato esse que existe também no CAPS II centro norte, e não é só a cozinha, mas todas as salas que contêm materiais encontram-se fechadas - cozinha, despensa, salas de materiais para oficinas da terapia ocupacional. O porquê das portas trancadas, e o acesso negado e/ ou restrito provocam uma reflexão acerca de o CAPS ser um serviço aberto e estar se fechando.

A FORMAÇÃO ANTIMANICOMIAL DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA E OS CONFLITOS GERADOS NO ESTÁGIO DE UM SERVIÇO SUBSTITUTIVO EM TERESINA de Lara de Souza Moura, no recém lançado livro (Con) textos em Saúde Mental: Saberes, práticas e histórias de vida, mais um organizado por Lúcia Rosa. Quem quiser saber o desfecho da história e outras, pode encontrar o livro na Âncora.



sábado, 8 de novembro de 2008

FELICIDADE

NOTÍCIAS BOAS!

Amiga tranquila, diz que a cabeça está boa que voltou a fazer coisas do dia a dia com prazer. Uma vontade de viver que voltou. Voz suave, sorriso leve. Minha cúmplice de sonhos no Ninho. Abraço forte, amiga Lucinda.


Dr. Edson mudou de endereço, o consultório está mais confortável. Mas a televisão ainda não é de plasma. Doida exigente, gente!


O pessoal que está fazendo parte das reuniões do Ninho, poderá participar de um curso de pintura em tela, oferecido pelo CSU e planejamos nos associar a uma iniciativa de" caminhadas dirigidas" encabeçada por profissionais de educação física e estagiários da área que pretende trabalhar especialmente com idosos da comunidade, não descartando a presença de demais interessados. Boas parcerias.

ENCONTRO DE BIODANÇA: 22 e 23 de novembro

NOTAS

O grande mérito do processo de reforma psiquiátrica está no fato de, em em vez de tratar doenças, trata de sujeitos concretos, pessoas reais. Lida, portanto, com questões de cidadania, de inclusão social, de solidariedade e, por isso, não é um processo do qual participam apenas profissionais da saúde, mas também muitos outros atores sociais. (Paulo Amarante, psiquiatra, doutor em saúde pública)

Bom se a maioria dos que fazem a saúde mental no país pensasse assim. Alguns gestores, parte da população talvez, mesmo acometida por uma pandemia (invisível nas notificações de doenças não transmissíveis), ainda não despertou para questão.

sábado, 1 de novembro de 2008

NOTÍCIAS BOAS!

SEDE DO NINHO

Hoje acontece a primeira reunião do Ninho em sede própria, espaço cedido pelo SASC, fica no CSU do Renascença I, em frente a praça, antiga creche Favo de Mel. Há um amplo quintal, espaço onde pretendemos plantar hortas, flores, etc. A comunidade do bairro e adjacências registra alto índice de pessoas acometidas por transtornos mentais, esperamos atingir esse público, organizando grupos de apoio e ajuda mútua e oferecendo um complemento ao tratamento medicamentoso, que são as psicoterapias, ou atividades que exerçam funções terapêuticas.
De início estaremos oferecendo Terapia Comunitária e Biodança.


PARCERIA COM A FUNDAÇÃO WALTER ALENCAR

Levamos o projeto do Ninho, Apoio Pedagógico e Psicoterapêutico para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, sediado na Escola Municipal Barjas Negri, a Fundação Walter Alencar que prontamente nos atendeu oferecendo atendimento com psicólogo escolar a seis de nossas crianças mais comprometidas, perto da escola, num posto de saúde mantido pela Fundação. Torcemos para que a experiência seja positiva.


PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE E LOUCURA

Estaremos dia 07, próxima sexta-feira, proferindo palestra a estudantes de Psicologia da FACID sobre a repressão sexual imposta a pessoas que vivem com transtornos mentais, a sexualidade do louco, seus mitos e verdades, junto a luta por exercer também o direito a sexualidade e afetividade plenas.

PENSANDO COM OS POETAS

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoista que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional."

Carlos Drumond de Andrade

A DISCIPLINA DO AMOR A FAVOR DA VIDA

Proferida palestra sobre Suicídio sob a visão espiríta pelo professor Esbael Emídio, da rede Anglo, no espaço Fraternidade Espiríta André Luiz. Extremamente bem fundamentado pelas teorias espirítas, científicas e um conhecimento crítico da Bíblia invejável, Isbael discorreu sobre a temática de forma didática e envolvente.
Nos últimos três meses os jornais noticiaram vários casos em Teresina, observa-se a extrema juventude de alguns suicidas, variando entre 18 a 24 anos.
Fratenidade Espiríta André Luiz é parceiro do Ninho, fazendo um trabalho de destaque no socorro aos transtornos mentais, inclui em sua equipe de trabalho uma psiquiatra e uma psicóloga. Ontem estivemos lá acompanhando pessoas que já tiveram ideação suicida e familiares que sofrem acompanhando reicindentes.

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.