sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CIDADANIA DO LOUCO PÓS LEI 10. 216????

Almoço em comemoração ao dia mundial da saúde mental

No dia 10 de outubro, comemora-se o dia mundial da saúde mental. Na oportunidade comemorativa, houve um almoço no CAPS. Nesse dia, os usuários tiveram suas atividades cotidianas alteradas, não houve o grupo psicoterapêutico, n em oficinas na terapia ocupacional, tudo foi voltado para organização do almoço.

[...] No almoço em si algumas observações são cabíveis, notavelmente, o fato de os pratos serem feitos pelos técnicos e servidos aos usuários, além da ausência de facas. Seriam os usuários indivíduos perigosos que não podem manejar facas nem mesmo numa refeição?! O "prato feito" ao invés de o usuário se servir com o que quer e na quantidade que quer é facilitar o processo ou seria uma reprodução de uma tutela muito presente nos manicômios?

[...] ... onde havia uma separação da mesa de usuários para a de técnicos, onde o acesso à cozinha é restrito: fato esse que existe também no CAPS, onde havia uma separação da mesa de usuários
para a de técnicos, onde o acesso à cozinha é restrito: fato esse que existe também no CAPS II centro norte, e não é só a cozinha, mas todas as salas que contêm materiais encontram-se fechadas - cozinha, despensa, salas de materiais para oficinas da terapia ocupacional. O porquê das portas trancadas, e o acesso negado e/ ou restrito provocam uma reflexão acerca de o CAPS ser um serviço aberto e estar se fechando.

A FORMAÇÃO ANTIMANICOMIAL DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA E OS CONFLITOS GERADOS NO ESTÁGIO DE UM SERVIÇO SUBSTITUTIVO EM TERESINA de Lara de Souza Moura, no recém lançado livro (Con) textos em Saúde Mental: Saberes, práticas e histórias de vida, mais um organizado por Lúcia Rosa. Quem quiser saber o desfecho da história e outras, pode encontrar o livro na Âncora.



Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.