terça-feira, 6 de maio de 2008

O MEDUNA FECHOU: VIVA O DR. CLIDENOR!

http://180graus.brasilportais.com.br/geral/sanatorio-meduna-vai-encerrar-atividades-5547.html

Conheci de perto Dr. Clidenor, idealizador e criador do Meduna. Na sua época,1940, dirigindo o atual Hospital Areolino de Abreu, foi considerado o Pinel Piauiense..."enfilerou os seus doentes e foi com eles para a rua, para uma praça, depositar 1450 quilos de correntes de ferro ao sol, num testemunho de repúdio e de desafronta. Aquela tonelada de ferro ficou como um monumento marcando a divisão da era da ciência psiquiátrica no Piauí:antes e depois de Clidenor." (citado em Panorama da Assistência Psiquiátrica no Piauí)
Estávamos num fórum sobre saúde mental no auditório Mestre Dezinho, em 1997. Ele me cumprimentou e falou:" Você fala bem. E foi paciente do Meduna. Tá vendo, como dá certo."
Apaixonado por Dom Quixote, consta que há uma biblioteca sua com um acervo de trezentas edições nas mais variadas línguas, dessa obra. Sem falar na estátua de bronze na entrada do sanatório, com Rocinante e tudo. É isso, os homens fazem história.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.