sábado, 11 de agosto de 2012

PALESTRA SOBRE DEPRESSÃO

Acredito que gratidão é uma virtude que devemos cultivar. Ingratidão é uma atitude mal educada. O espiritismo kardecista teresinense, numa época em que eu frequentava assiduamente e conhecia um grupo considerável de adeptos, dentre eles amigos inesquecíveis e suas mãos estendidas para mim, numa crise aguda em 1991, ajudaram-me a recompor o equilíbrio psiquíco com sua terapias, carinho, apoio, confiança que eu consegueria. Existiu e existe espiritas desinformados e preconceituosos das questões da saúde mental, mas estes são paras serem combatidos por loucos esclarecidos, emancipados e livres.
É uma crença que em seus púlpitos há sempre alguém falando em depressão e livros são publicados, observo que profissionais da saúde mental e espiritas nunca falam de outras patologias, é como se a depressão fosse sempre unipolar, não tivesse comorbidade com outros transtornos, como a esquizofrenia, bipolaridade e as fobias sociais, etc. A doença do século, dizem alguns amorosos trabalhadores da casa espirita, mas não há um grupo de apoio especifico não só para depressão - para mim um eufemismo para loucura, como quando era chamada de melancolia -  dentro de algum centro espirita. Mesmo agradecida mas já  pedi, briguei, provoquei, elaborei cursos, palestras e finalmente desisti, sem conseguir muitos resultados. A nota é para divulgar a palestra em destaque em cartaz especifico, da psiquiatra Janaina Chiamca, dia 24 de agosto, às 19:30 horas na Fraternidade Espirita André Luiz, centro espirita localizado no bairro Dirceu I, na esquina da antiga praça do Correio, hoje academia na praça. Endereço muito fácil.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.